quinta-feira, 7 de abril de 2011

Seduzida (Kristin Cast e P.C. Cast)

Este é um livro que me vai custar bastante a criticar porque sou uma grande fã desta saga mas, no entanto, para mim este livro tem sem dúvida mais falhas que outros da mesma saga, o que depois de tanta ansiedade para o ler me deixou um pouco desapontada, apesar de continuar a ser óptimo, não me entendam mal...
Por isso, vou começar pelos aspectos negativos. Não sei terá sido obra da tradução mas neste livro o calão adolescente que achei tão giro nos outros livros da saga tornou-se exagerado ao ponto de se tornar profundamente irritante, porque deixou de existir uma palavrinha aqui ou ali para todo o livro passar a estar carregado dele.
Por outro lado, os personagens que sempre pareceram adolescentes maduros neste pareceram-me bastantes infantis, com discussões idiotas dignas de crianças de 5 anos.
Para além disso, pessoalmente não gostei do desenvolvimento dos romances de Zoey. Se por um lado nos outros livros as suas dúvidas e inúmeros casos amorosos nos fazem simpatizar com ela, pois de ceta forma isso faz parte do crescimento na adolescência, neste livro ela acha que tem todo o direito a ter vários namorados e acaba com um deles por ele ser ciumento, mas critica o facto de no dia a seguir ele andar com outra rapariga agarrada a ele (quando ela esta envolvida com outros 3 homens!!!!!), esta atitude não só entendida e apoiada pelos seus amigos como pelos adultos como a sua avó.
Eu não quero parecer moralista mas por muito feminista que eu seja não consigo entender este rumo da história quando ainda por cima tem como alvo um público de jovens raparigas…
Mas tirando isso adorei o livro. A viagem do Zoey e do seu círculo a Itália para consultar o Conselho de Vampiros foi uma óptima ideia e que tira um pouco a história dos seus cenários habituais. Pena o livro ter acabado na melhor parte da acção o que nos deixa sempre sequiosos pelo próximo.
Também pela primeira vez o livro não nos é contado unicamente da perspectiva de Zoey e neste livro entra em grande destaque Stevie Ray o que, confesso, foi uma lufada de ar fresco e adorei a forma como ela tenta ver para além das aparências e salva um dos Zombe-Corvos e muda para sempre o destino de ambos. Na verdade a relação dos dois é para mim um dos grandes pontos fortes do livro.
Tal como a relação Zoey com Kalona o imortal caída que a seduz em sonhos. Neste livro é-nos revelado quem na realidade é Kalona e gostei bastante do desenrolar da relação dele Zoey e de ele ter revelado a sua faceta mais humana, na verdade é uma pena que esta relação não tenha sido ainda mais explorada ao longo do livro.
Apesar dos pontos negativos que referi antes o livro continua a ser bastante bom e altamente viciante e estou ansiosa por ler o próximo...




Autores: Kristin Cast e P.C. Cast


Editora: Saída de Emergência


Páginas: 320


Género: Fantasia

Sem comentários:

Enviar um comentário