sábado, 23 de abril de 2011

Ash (Malinda Lo)

Sinopse:

In the world of ASH, fairies are an older race of people who walk the line between life and death, reality and magic. As orphaned Ash grows up, a servant in her stepmother's home, she begans to realise that her beloved mother, Elinor was very much in tune with these underworld folk, and that she herself has the power to see them too. Against the sheer misery of her stepmother's cruelty, greed and ambition in preparing her two charmless daughters for presentation at court, and hopefully Royal or aristocratic marriage, Ash befriends one of these fairies-a mysterious, handsome man-who grants her wishes and restores hope to Ash's existence, even though she knows there will be a price to pay. But most important of all, she also meets Kaisa, a huntress employed by the king, and it is Kaisa who truly awakens Ash's desires for both love and self-respect...Ash escapes a life with her grim and self-serving stepmother and finds her beloved one... ASH is a fairy tale about possibility and recognizing the opportunities for change. From the deepest grief comes the chance for transformation.



A estreia literária de Malinda Lo lembra-nos em alguns aspectos a história da Cinderela, embora a heroína se apaixone por uma bela caçadora, em vez de um príncipe, modernizando o conceito da história, sem no entanto reduzir a sua intensidade.
A prosa de Lo é tão bonita como é sugerido pelo enredo, através das suas descrições exuberantes ela confere um toque especial a clássica Cinderela, o que agradará a um público mais amplo, especialmente entre aqueles que procuram um romance adolescente.
Para além destas pequenas nuances, existem outras duas grandes diferenças da Cinderela original. A primeira é a introdução das fadas, uma cultura por direito próprio, que costumava ter contactos regulares connosco mortais, e a segunda é a introdução da Caçadora do Rei, uma mudança agradável, no tradicional formato das fantasias, na sua maioria dominado pelos homens.
Essas duas grandes diferenças animam o desenvolvimento de Ash, em primeiro lugar através da atracão por uma das fadas, Sidhean, e em segundo pelo fascínio por Kaisa, a Caçadora Real, que apesar de um inicio titubeante na história, gradualmente assume o papel principal na condução da mesma até à sua conclusão.
A nossa compreensão actual, limita a nossa ideia de fadas e tudo o que está relacionado com elas a pura fantasia e temas para adormecer as crianças. Mas de acordo com as leis da natureza outros mundos existem, embora a nossa ignorância seja total em relação a eles, assim com as formas de vida que os habitam. Como podemos ter a certeza que as fadas e outros seres espirituais, não têm um lugar lá fora, no cosmos? Não podemos. É por essa razão que continuamos a insistir que elas são apenas fantasia, pois ignoramos a sua existência como espécie.
No mundo de Ash, as fadas são uma antiga raça de pessoas que caminham sobre a linha que separa a vida da morte, a realidade da magia. Enquanto a órfã Ash cresce, na casa de sua madrasta, ela começa a perceber que sua amada mãe, Elinor, estava em sintonia com as pessoas desse mundo, que ela própria também tem a capacidade para ver.
Contrariando a miséria absoluta a que fora votada pela sua madrasta, a crueldade, ganância e ambição desta na preparação de um casamento aristocrático para as suas duas filhas, Ash torna-se amiga de uma dessas fadas - um homem misterioso e belo - que lhe concede todos os seus desejos e lhe renova a esperança numa vida melhor, mesmo sabendo que haverá um preço a pagar.
Mas ainda mais importante que isso, ela conhece Kaisa, a caçadora real, e é Kaisa quem desperta todos desejos em Ash, quem lhe devolve o amor e a auto-estima, permitindo-lhe escapar à vida desagradável que ela leva ao serviço madrasta, e lhe permite encontrar o verdadeiro amor.
Apesar de habilmente disfarçado como um conto de fadas, Ash fala-nos sobre a possibilidade de reconhecimento de oportunidades para mudar as nossas vidas. O que afinal, é algo que todos nós estamos fazendo continuamente. Através de Ash, Malinda Lo passa-nos uma mensagem de optimismo no futuro, a mensagem de que depois da tempestade vem sempre a bonança.




Autor: Malinda Lo


Editora: Hachette Children's Books


Páginas: 304


Género: Fantasia


Idioma: Inglês

2 comentários:

  1. Já há algum tempo que estava interessada neste livro, mas a tua opinião tornou a aguçar-me a curiosidade.

    ResponderEliminar