Margaret George é uma autora que eu já conhecia dos livros Memórias de Cleópatra e por esses mesmos livros já era uma das minhas autoras preferidas a nível de romance histórico.
Em primeiro lugar não posso deixar de admirar uma autora que com a sua fama a nível internacional no seio do romance histórico tenha tido a ousadia de pegar no mito de Helena de Tróia, pois Helena é uma personagem um pouco obscura, que nem sabemos de certeza se existiu, sendo que até recentemente nem sequer tínhamos a certeza que a cidade de Tróia realmente existiu.
A autora fez um trabalho notável neste livro (que é apenas metade do livro original). Teve de tomar grandes liberdades criativas, pois a maior parte desta história é um mito, mas estas liberdades artísticas resultaram muito bem dando à história uma aparência muito realista. O que de facto me surpreendeu muito neste livro foi que a autora com a sua escrita quase mágica conseguir dar vida e sentido a personagens e criatura mitológicas e deuses, todas elas muito bem retratadas de acordo com a mitologia grega, o que demonstra que houve um trabalho profundo de pesquisa histórica e que autora não se limitou a “inventar”. Gostei sobretudo das personalidades dos deuses, bem de acordo com a mitologia grega, que apesar de serem mais belos e superiores aos humanos, têm uma natureza traiçoeira e estão carregados de sentimentos humanos como o ciúme, o orgulho e até o amor.
A personagem de Helena, que narra a sua própria história, está magnificamente construída, tendo uma personalidade forte, inteligente e decidida. Retirando-nos a ideia de uma personagem submissa e egoísta que ora se deixa casar com quem não quer, ora se deixa raptar perdida pela sua própria beleza. Não é o caso desta Helena que pondera e justifica pertinentemente cada uma das suas acções.
Também achei muito importante o livro não se centrar apenas na Guerra de Tróia, mas também na infância e juventude de Helena e nas razões que levaram a que ela fugisse com Paris e dando origem à famosa guerra. De facto esta primeira parte do livro é inteiramente dedicada ao que se passou com Helena antes da Guerra de Tróia.
Adorei. A autora fez um trabalho brilhante e estou ansiosa por ler o segundo volume.
Autor: Margaret George
Editora: Chá das Cinco
Páginas: 368
Género: Romance Histórico
Sem comentários:
Enviar um comentário