A morte é ainda sem dúvida um assunto tabu na nossa sociedade, ora encarada com medo, ora encarada com grande religiosidade e esperança que a morte não seja um ponto de vista definitivo.
No entanto é sempre inevitavelmente tratado num tom sério. O inovador neste livro é tratar a morte com humor.
Quase todo o livro está preenchido com grande sarcasmo e um delicioso humor negro e embora não pareça é de facto fácil falar de coisas sérias a brincar.
Tudo consegue com a tentativa de Jimmy de se suicidar e com a sua ideia brilhante de que, já que não se consegue suicidar, então pode aproveitar para ajudar (explorar?) as pessoas que como ele não se conseguem suicidar mas o desejam fazer. Queiramos ou não este livro acaba por nos conquistar pela leveza com que descreve as situações mais macabras e de nos deixar de bom humor e nos fazer rir quando se fala num assunto tão tenebroso como a morte.
Mas este livro não é penas sobre a morte, mas também sobre a vida e com o desenvolvimento da história o livro acaba por se tornar mesmo uma ode à vida. Já que Jimmy se arrepende e resolve verdadeiramente ajudar aqueles que sofrem e por isso desejam acabar com a sua vida. Assim o livro contem também partes sérias, algumas cheias de tensão e verdadeiramente comoventes.
Não é um livro que agrade a todos, mas é certamente um livro que agradará aqueles que optarem pela originalidade e por uma visão alternativa desejando assim abrirem os seus horizontes.
Autor: Andy Tilley
Editora: Bizâncio
Páginas: 256
Género: Romance/Humor
Sem comentários:
Enviar um comentário