quinta-feira, 22 de julho de 2010

As Aventuras de Tom Sawyer (Mark Twain)

Este livro é um grande clássico e penso que devia ser lido por todas as pessoas pelo menos uma vez na vida.
Tom Sawyer é um dos personagens mais amados da ficção. Todos já ouvimos falar dele e todos crescemos a ver desenhos animados ou filmes sobre este personagem, mas muitos menos pessoas foram à fonte original e leram o livro.
Eu fi-lo apenas agora mas admito que já o devia ter feito há muito mais tempo. Ler este livro não é apenas uma experiência literária, mas uma experiência histórica e pessoal.
De facto ao ler as aventuras de Tom e do seu inseparável Huck fez-me lembrar da minha própria infância em que preferia brincar em liberdade em vez de ir à escola e à Igreja.
Não pude deixar de me rir às gargalhar na parte da história em que Tom convence os seus amigos que nada pode ser mais divertido do que pintar uma cerca, e os leva fazer por ele o seu castigo dado pela tia e ainda oferecer-lhes inúmeros objectos para o poderem fazer.
Outra das minhas partes preferidas do livro é aquela em que Tom assiste ao próprio funeral (pois todos pensam que ele morreu) e assim consegue ouvir o que na realidade todos pensam dele. Não posso deixar de pensar como seria bom todos termos essa oportunidade.
Para além das aventuras, há também a parte do romance com a adorável Becky e dos mistérios e inúmeros perigos quando Tom e Huck assistem a um homicídio.
Tudo isto vem com uma escrita muito rica e que nos envolve num tempo em que apesar de tudo as crianças eram mais felizes, pois o mundo que as rodeava era o seu brinquedo e não precisavam da última tecnologia para se sentirem felizes.
Um livro imperdível para todo o tipo de gostos e para todas as idades.




Autor: Mark Twain


Editora: Europa-América


Páginas: 228


Género: Romance

Sem comentários:

Enviar um comentário