segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Paixão Numa Noite de Inverno (Eloisa James)

Este livro não é um romance histórico mas ficção histórica. Nem por isso se torna menos interessante, estando nele representados os costumes, hábitos e modo de vida da aristocracia do século XVIII.
Poppy, uma jovem atormentada constantemente pela mãe, conhece um belo e jovem duque em Paris por quem se apaixona e com quem casa para grande gáudio da mãe.
No entanto, as coisas entre lençóis não ocorrem exactamente como esperavam. Poppy é quase frígida e o seu jovem duque anseia pela sensualidade das mulheres francesas.
Gostei sobretudo destas personagens principais e da sua caracterização. Sendo que, para além delas, existem diversas personagens secundárias bastante intrigantes e complementares.
Apesar de ser um romance, é bom ver a autora a dar algum realismo à história relatando factos menos agradáveis na antiga aristocracia inglesa, tais como a falta de hábito de tomar banho, a roupa demasiado elaborada e quase impossível de vestir sozinha das mulheres, as perucas povoadas de pulgas e ratos, o cabelo untado de gordura ou sebo para o cobrir com pó branco, etc... Torna a história mais palpável e menos artificial.
A falta de sentimento e artificialismo de alguns personagens, que são obviamente personagens-tipo, servem de alvo à ironia da autora que apreciei bastante.




Autor: Eloisa James


Editora: Quinta Essência


Páginas: 386


Género: Romance Histórico

Sem comentários:

Enviar um comentário