sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O Monte dos Vendavais (Emily Brontë)

Dar a opinião sobre um clássico é sempre difícil. Principalmente num que encerra em si emoções tão fortes e que desperta no leitor tantos sentimentos contraditórios.
Eu já conhecia a história de várias produções cinematográficas que fui vendo, mas nada me tinha preparado para a rudeza e para como seria difícil ler este livro pois o cinema dá-nos sempre uma versão suavizada da história.
Este livro é conhecido mundialmente como uma grande história de amor, no entanto, é surpreendentemente muito mais uma história de tristeza, ódio e vingança.
A maior parte das personagens têm um lado tão negro e destrutivo que nos assusta. Até a paisagem condiz com as personagens, com a sua beleza agreste, zonas áridas sempre atormentadas por ventos e chuvas rigorosos.
Apesar da prosa ser uma verdadeira obra de arte, é um livro bastante difícil de ler, pois está cheio de tristeza, raiva e amargura, apenas no final redentor chega finalmente a alegria e a esperança.
A personagem de Nelly ( a narradora) é a única que me parece genuinamente bondosa.
Heathcliff é o herói romântico mais cruel e maldoso que eu alguma vez conheci num livro. E apesar de a autora nos dar a justificação da sua infância conturbadas e de abusos isso não justifica totalmente o mostro em que ele se torna, é mesmo difícil acreditar que consiga amar
alguém, mesmo Catherine. Se nos é permitido sentir alguma simpatia e piedade pelo criança e jovem que ele foi, o mesmo não é possível pelo homem que ele se torna e duvido mesmo que Catherine o amasse se o chegasse a conhecer mais velho.
No entanto, se por um lado esta história cria em nós bastante tristeza, também adorei que o lado obscuro da história terminasse num final feliz. O livro em si é muito bom pela sua profundidade,
obscuridade e originalidade. O facto de ser um livro difícil de ler, só o torna ainda mais numa obra que deve ser lida, pois por vezes os livros mais difíceis de ler são também os melhores.




Autor: Emily Brontë


Editora: Editorial Presença


Páginas: 320


Género: Romance

Sem comentários:

Enviar um comentário