quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O Paradoxo do Amor (Pascal Bruckner)

Este livro é bastante difícil de comentar pois não se trata de um romance ou de uma história de ficção mas de um ensaio que é de facto bastante interessante quer do ponto de vista histórico quer do ponto de vista filosófico e psicológico.
A primeira coisa sobre a qual o livro nos esclarece é que a forma como nós vemos o amor é muito recente e teve origem na Revolução Francesa e na conquista das liberdades individuais. Pois até há bem pouco tempo os casamentos nada tinham a ver com amor, eram antes um negócio para ambas as partes e paras ambas as famílias, muito poucas vezes o amor vinha à baila, quando muito o amor podia desenvolver-se depois do casamento.
Com a Revolução Francesa houve uma transformação profunda na sociedade e nas mentalidades. Cada indivíduo passou a ser teoricamente livre para fazer o que quiser. Actualmente na sociedade ocidental cada pessoa pode namorar e casar com quiser, é livre para o fazer, mas por outro lado ao casar e prender há pessoa que ama deixa de ser livre, por isso como muito bem indica o título do livro o amor é um paradoxo e autor explica esta sua teoria de uma forma muito romântica e sensual.
Não é um livro para distrair ou para passar o tempo, mas para levar à reflexão. Um livro sem dúvida muito interessante.




Autor: Pascal Bruckner


Editora: Europa-América


Páginas: 196


Género: Ensaio

Sem comentários:

Enviar um comentário