sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O Médico de Córdova - Passatempo


Em Córdova, na Andaluzia, numa pequena praça do bairro da Judiaria, o turista ainda hoje pode ver o busto em bronze de uma personagem de rosto emaciado e olhar de águia: a inscrição diz-nos que se trata de Moisés Maimónides, médico judeu nascido em 1135 nessa cidade, na época em que ela atingira o seu apogeu. Ali viviam em harmonia árabes, cristãos e judeus, oferecendo ao mundo um modelo nunca mais igualado de civilização e tolerância. Aos doze anos, o jovem Moisés Maimónides tornar-se-ia discípulo do grande pensador árabe Averróis, antes de se apaixonar pelo estudo de medicina. Aquele a quem os escolásticos cristãos dariam o nome de «Águia da Sinagoga» por ter tentado, antes de Tomás de Aquino, conciliar a Bíblia e Aristóteles, foi forçado ao exílio devido ao fanatismo dos novos conquistadores árabes.

Tenho hoje mais uma oportunidade a dar aos meus leitores com a oferta de três exemplares deste prometedor romance histórico.
Para se habilitarem a ele basta responderem às duas questões colocadas sobre o autor e o livro e cuja resposta poderão encontrar indo ao site da Bizâncio.
As participações estão abertas até ao final do dia 8 deste mês! Boa sorte a todos!


Regras do passatempo

1) Ser seguidor do blog.
2) Preencher todos os dados solicitados correctamente.
3) Apenas participantes com moradas de Portugal.
4) Apenas uma participação por cada nome, email e morada.

Sem comentários:

Enviar um comentário