segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A vitória de Aljubarrota (Vinício de Sousa)

Um livro muito esclarecedor sobre um dos momentos mais importantes e decisivos da história de Portugal, cheio de significado e simbolismo para o nosso país.
Este livro ajuda-nos a entender a situação em que o nosso país se encontrava anteriormente a esta "grandiosa batalha", em profunda crise, uma grave fragilidade devido à ausência de sucessão directa ao trono e numa altura em que na Europa estavam a decair os usos e costumes da Idade Média e se caminhava a passos largos para o Renascimento.
Mas Portugal permanecia no obscurantismo. Claro que os Castelhanos, arqui-inimigos desde do inicio de ambos os reinos, aproveitaram este momento de fragilidade para nos invadir.
O autor ajuda-nos a entender como é que um exército muito mais poderoso em números, equipamento e preparação sofreu uma grande derrota, explicando de forma clara, original e consistente como se deu a batalha, como houve da parte dos Portugueses uma estratégia militar totalmente nova, que lhes permitiu derrotar os Espanhóis.
Dá-nos, além disso, uma imagem intimista e realista de personagens tão emblemáticos como D. João I e D. Nuno Álvares Pereira.
Um livro fundamental para entendermos um dos momentos mais importante da nossa História, que libertou Portugal do obscurantismo, abriu caminho para os Descobrimentos e para tornar o Portugal do Renascimento numa grande Potência Mundial.




Autor: Vinício de Sousa


Editora: Esfera do Caos


Páginas: 312


Género: Divulgação

Sem comentários:

Enviar um comentário