domingo, 26 de dezembro de 2010

Branca como a Neve, Vermelha como o Sangue (Alessandro D'Avenia)

Um livro escrito com uma prosa poética doce e intoxicante que nos mostra a vida interior de Leo, um rapaz de 16 anos que dá imensa importância às cores e que tem uma enorme paixão por Beatrice, que para ele representa a cor vermelho.
O livro, pelo seu tipo de escrita tão particular, atraiu-me desde do início. É raro ver um livro quase completamente escrito em prosa poética sem ser maçador. Mas este não o é nunca, antes consegue dar-nos uma ideia mais profunda e emocional da realidade de Leo.
Gostei da forma como são abordados os vários problemas dos adolescentes, de forma séria e não como problemas menores que passam com a idade, pois a forma como os resolvem virá um dia a ditar como serão em adultos. Desde o amor, a amizade, o desporto, a vocação, a música, todos os temas são tratados com imensa profundidade.
A própria personalidade de Leo sofre uma mudança profunda quando tem um novo professor que baptiza de “Sonhador” e que será uma espécie de anjo da guarda sempre disposto a apoiá-lo ou quando descobre que Beatrice está a morrer. Leo é obrigado a crescer, a tomar decisões difíceis e aprende que o verdadeiro amor é muito mais que uma paixão platónica.
Um livro comovente até às lágrimas que desperta no leitor sentimentos muito fortes e que o faz reflectir nas suas próprias decisões de vida.




Autor: Alyson Noel


Editora: Gailivro


Páginas: 288


Género: Romance/Prosa poética

Sem comentários:

Enviar um comentário