sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A Época Actual (J. P. Galhano Alves)

Há livros que nos impressionam pelos mundos de sonho e de grande imaginação que criam e outros que nos surpreendem pelo seu realismo, frieza e quase crueza com que se debruçam sobre a nossa realidade. Este livro é um perfeito exemplo do segundo caso.
Retrata na perfeição a realidade dos nossos dias, em que o trabalho e o dinheiro são reis, em que cada vez mais nos tornamos uma massa uniforme que luta pela sua sobrevivência ao invés de indivíduos.
O autor não recorre a artifícios nem eufemismos para nos apresentar esta realidade, antes pelo contrário, os seus personagens têm plena consciência desta realidade tão fria e pouco sentimental e apesar disso aceitam-na com uma lucidez notável.
O livro distingue-se pela sua prosa igualmente simples e nada poética que condiz com a realidade que a história nos procura transmitir. A crítica social é uma constante ao longo de todo o livro, assim como a análise dos usos e costumes da nossa sociedade.
Mas no meio de tanta crueza e podridão há uma luz ao fundo do túnel que nos é dada através dos personagens que resolveram tomar nas suas mãos os seus próprios destinos.



Autor: J. P. Galhano Alves


Editora: Esfera do Caos


Páginas: 144


Género: Romance

Sem comentários:

Enviar um comentário