quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A Cama da Paixão (Laura Lee Ghurke)

Um livro de ficção histórica, que não se propõe a ser mais que um bom romance ocorrido noutra época, para quem gosta de viajar no tempo.
No entanto, o livro consegue ser mais que isso trazendo-nos uma ideia fiel dos usos e costumes do século XIX em Londres, notando-se sem dúvida no livro alguma influência da prosa de Austen, que aliás é referida como um ídolo para Lady Viola, sendo uma referência velada à inspiração da autora principalmente no clássico Orgulho e Preconceito, livro com personagens memoráveis e com os quais os personagens deste livro têm muitas semelhanças.
Hammond tem muito do orgulho, sarcasmo e impertinência de Mr Darcy, embora tenha a sua próprio originalidade com um muito melhor humor e maior sensualidade.
Já Viola também tem muita da irreverência e arrogância de Lizzie demonstrando uma mulher à frente do seu tempo, não se contentado simplesmente com um casamento apenas de conveniência mas ansiando por amor que não encontra no marido que afinal a enganou.
Por isso, apesar da inspiração no Orgulho e Preconceito, a autora conseguiu fazer um romance bastante original e interessante, com um leve toque erótico que apenas o enriquece.




Autor: Francesc Miralles


Editora: Livros d'Hoje


Páginas: 312


Género: Romance Histórico

Sem comentários:

Enviar um comentário