quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A Rainha Sol (Christian Jacq)

Este livro começa por nos realatar o final do reinado de Akhenaton, que se encontra enfraquecido devido ao isolamento auto-imposto de Nefertiti, a Grande Esposa Real.
Akhenaton, desta forma começa a esquecer-se de que é ser um faraó e dedica-se quase unicamente à sua função do sacerdote de Acton, explica assim o autor como surge o famoso hino de Akhenaton a Acton que se revela não apenas o primeiro monoteísta mas um dos maiores poetas da antiguidade. Agrada-me bastante o facto do livro começar por esta parte da história e que nos desvende um pouco de quem foram Akhenaton e Nefertari, tão famosos na história, quanto misteriosos. No entanto enquanto o faraó se encontra perdido no seu fervor religioso o país encontra-se governado por poderosos corruptos e à beira de cair na guerra civil.
No meio de toda esta confusão surgem Akesa a terceira filha do faraó e Tutankaton meio irmão do mesmo, que se casam e após a morte de Akhenaton ascendem ao trono. Uma das coisas que não gostei foi o facto do autor ter mudado o verdadeiro nome da princesa Ankhsenamon, para a Akesa, fugindo assim ao fundamento histórico. Para além disso a maior parte dos factos históricos comprova que ambos eram meios-irmão como acontecia com muitos dos casais reais do Egipto e não tio e sobrinha e eram também mais jovens no inicio do seu reinado que o autor nos apresenta, sendo Tutankamon apenas uma criança de nove anos e não um adolescente como nos quer fazer querer o autor.
No entanto, não deixa de ser notável a forma como ele reflecte a dificuldade do inicio do reinado de ambos sendo obrigados a governar apenas em nome e mesmo assim demonstrando-se jovens cheios de sonhos e força. Gostei também da forma como tentou desvendar de forma lógica muitas lacunas históricas que ainda permanecem sobre esta época. E tirando os factos que referi o livro contem um grande rigor histórico desvendando-nos como era a vida dos Antigos Egípcios naquela época. Um relate histórico cheio de acção, interesse e sensualidade.




Autor: Christian Jacq


Editora: 11 x 17


Páginas: 592


Género: Romance Histórico

Sem comentários:

Enviar um comentário