Eu não sou fã de livros policiais ou dos tradicionais livros de mistério, simplesmente não são para mim livros muito apelativos.
No entanto, logo pela sinopse e pela capa este livro chamou-me a atenção, em primeiro lugar pelo lugar exótico em que se passa a acção e pela protagonista ser uma jovem em vez do tradicional detective e em segundo lugar pela busca estar relacionado com um artefacto histórico e eu sou uma amante incondicional de arqueologia, por isso pareceu-me uma boa premissa.
E surpreendeu-me bastante afinal o livro centrar-se mais nas personagens e nas relações entre elas do que propriamente no mistério, embora este também esteja presente.
Adorei as descrições de Pequim e da sua história, o que tornou este livro bastante enriquecedor para mim dando-me boas lições sobre a cultura chinesa, a sua riqueza, exotismo e grandes diferenças da nossa cultura ocidental. Este livro permitiu-me uma pequena viagem a Pequim e não fiquei desiludida, antes me deixou completamente fascinada e rendida à sua grandiosidade.
Mei também me deixou bastante surpreendida pela sua independência e desembaraço, numa sociedade onde o tradicionalismo anda de mãos dadas com a modernidade, são poucas jovens mulheres que levam uma vida independente. No entanto Mei é uma personagem feminina forte que apesar de admirar a sua cultura não se subjuga à mesma.
Um livro raro e fascinante.
Autor: Diane Wei Liang
Editora: Bizãncio
Páginas: 214
Género: Romance/Policial
Sem comentários:
Enviar um comentário