terça-feira, 10 de agosto de 2010

A Enciclopédia dos Serial Killers (David Everitt e Harold Schechter)


Quando comecei a ler o livro, pensei que teria os serial killers ordenados por ordem alfabética e que desta forma descreveria a vida dos serial killers e os seus crimes.
Acontece que o livro é muito mais do que isso e realmente consegue explorar todos os aspectos que dizem respeito a serial killers de forma muito organizada e interessante. Desde os locais onde realizam os crimes às armas usadas, as mais diferente motivações, o tipo de vítimas, vários aspectos e explicações para o seu comportamento e tudo o que eles fazem para além de matar.
Uma coisa que gostei bastantes foi a comparação que o livro faz muitas vezes com os filmes de terror muitas vezes irrealistas sobre os serial killers, como refere os filmes que são baseados em cada um dos serial killeres e faz sugestões de filmes com casos semelhantes tratados nos filmes. Por isso o livro é um óptimo ponto de partida com pistas para explorar ainda mais este tema para quem gostar.
É algo surpreendente apesar do medo e horror que os serial killers exercem na nossa sociedade também exibem uma irresistível atracão o que está bem patente no livro que nos conta que, por exemplo, o assassino Ed Gain tem um clube de fãs, que há pessoas que coleccionam objectos dos serial killers e que há cenas de crimes que se transformam em verdadeiras atracões turísticas.
Para mim foi uma leitura muito interessante, para entender como funcionam os serial killers do ponto de vista psicológico, o que os leva a fazer o que fazem e o seu padrão de comportamento.
Claro que por vezes a leitura deste livro se torna um pouco assustadora e arrepiante mas é sempre interessante e recomendo-o todos os que se interessarem pelo tema.




Autor: David Everitt e Harold Schechter


Editora: Guerra e Paz


Páginas: 352


Género: Divulgação/Ensaio

2 comentários: