quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Destaques Europa-América

Este mês os meus destaques das novidades Europa-América vão para dois livros em particular.
O primeiro é a continuação da história d'O Vampiro Lestat, que já abordei aqui no blog.
O segundo é uma reflexão sobre as relações no seio da Sociedade e da História!

Na sequela de Entrevista com o Vampiro, Lestat é um excêntrico e sedutor vampiro que, ao longo de várias eras, procura as suas origens e quer desvendar o segredo da sua obscura imortalidade. Essa vertiginosa viagem leva-o da Inglaterra dos druidas aos lupanares de Paris do século XVIII e à Nova Orleães finissecular.
Avesso ao código de honra dos vampiros, que lhes impõe o silêncio sobre a sua condição, Lestat revela-se na esperança de que os imortais se unam para descobrirem o mistério da sua existência. E é então que Lestat, o caçador, se transforma numa presa.
Anne Rice é a autora consagrada de vários best-sellers na área da literatura de fantasia e gótica. Entre êxitos como A Rainha dos Malditos e A Hora das Bruxas, alcançou a notoriedade com Entrevista com o Vampiro, um clássico que redefiniu a literatura de vampiros e foi adaptado ao cinema por Neil Jordan.








Escolher quem amamos, amar quem nós queremos: para conquistarmos estas liberdades, que são reais para nós, foi preciso que se desse início, no século XVIII, a uma longa revolução deste sentimento.
Mas estes direitos, tão preciosamente adquiridos, tiveram um preço. Como é que o amor, que nos prende, pode ser conciliável com a liberdade, que nos separa? É este o dilema do casal contemporâneo que anseia simultaneamente pela paixão e pela independência.
Neste seu novo ensaio, Pascal Bruckner fala-nos, por meio das metamorfoses do casamento e do erotismo, sobre a resistência do sentimento a todas as tentativas de unificação.
Eis que não encontrámos o remédio para quem sofre de amores e acabámos por multiplicar as suas contradições. A verdade é que a condição dos homens e das mulheres evoluiu, mas o mesmo não aconteceu com o amor: esta é a boa nova deste terceiro milénio.
Romancista, ensaísta, Pascal Bruckner é o autor de O Complexo de Culpa do Ocidente e de A Tentação da Inocência (Prémio Médicis para a categoria de Ensaio, em 1995), obras editadas por Publicações Europa-América. É também autor de Les Voleurs de la Beauté (Prémio Renaudot, em 1997), L’Euphorie Perpétuelle (2000), Misère de la Prospérité (prémio para o melhor livro de Economia em 2002) e L’Amour du Prochain (2005). Em 1977, foi co-autor, juntamente com Alain Finkielkraut, da obra Le Nouveau Désordre Amoureux.
O seu romance Lune Fiel foi, inclusivamente, adaptado ao cinema por Roman Polanski (Bitter Moon, 1992).

Sem comentários:

Enviar um comentário