sábado, 29 de maio de 2010

A Vida Amorosa no Antigo Egipto (José Miguel Parra Ortiz)



Ao contrário do que se possa pensar este não se trata apenas de um livro para estudiosos do Antigo Egipto ou de História. Este é um livro voltado para o público em geral, desde que tenha algum interesse ou curiosidade histórica claro está.
A linguagem é bastante acessível, com o autor explicando sempre detalhadamente o que que um leigo em história egípcia pudesse não entender.
É de realçar que livro se encontra extremamente bem documentado. O autor fez uma pesquisa história bastante detalhada e rigorosa da qual nos podemos aperceber quer pelo grande número de documentos que apresenta no livro e na bibliografia, quer pelos excertos citados de manuscritos do antigo Egipto e de outros historiadores, além de ilustrações de artefactos e reconstituições da época.
De facto, o livro descortina uma parte da história do Egipto pouco estudada e muito pouco conhecida. Eu que sou uma grande apaixonada pela cultura do Antigo Egipto e que já li inúmeras obras correspondentes a esta temática tenho de confessar que pouco ou nada sabia desta parte em particular da vida dos antigos Egipcios.
A verdade é que apesar da ideia geral que temos de uma grande sensualidade presente na vida dos egípcios, como nos revela o livro, estes apenas representam o sexo de forma muito subtil e eram bastante discretos relativamente a esta temática.
O livro está repleto de grandes surpresas e de pequenas curiosidades. Achei bastante curioso o que facto de no Egipto também existirem histórias mitológicas de Deuses que engravidavam rainhas tal como na mitologia clássica o que desconhecia completamente. Também achei curioso o facto da homossexualidade ser mal vista e pouco tolerada no Egipto quando era considerado um comportamento sexual normal na maior parte das antigas civilizações. Estas são apenas algumas das muitas partes interessantes deste livro que apesar de não ser ficcional lê-se tão bem e com tanto gosto como se fosse.




Autor: José Miguel Parra Ortiz


Editora: Esfera dos Livros


Páginas: 288


Género: Divulgação Histórica

Sem comentários:

Enviar um comentário