quinta-feira, 6 de maio de 2010

O Amante da Rainha (Philippa Gregory)


Mais uma vez esta autora pega num caso conhecido da história do romance entre a Rainha Isabel I e Robert Dudley para o apresentar de um ponto de vista totalmente inovador!
Em primeiro lugar, não apresenta a história apenas do ponto de vista da Rainha ou do seu amante, mas do de Amy, a mulher de Robert, o que leva o leitor a logo sentir uma grande empatia pela personagem. Apesar da sua personalidade infantil e mesmo ingénua deixamo-nos arrastar pela sua paixão e dedicação.
O personagem de Robert está brinlhantemente retratado como um jovem belo, inteligente, arrogante e ambicioso, mas que acaba por cair na sua própria armadilha ao apaixonar-se pela Rainha.
Acredito que esta parte do livro acaba por se aproximar daquilo que sucedeu realmente.
Por comparação, não gostei tanto da caracterização da Rainha, como se fosse mimada, instável e dependente, o que diverge muito do retrato de mulher forte e brilhante que nos foi deixado pela História.
A época encontra-se maravilhosamente retratada desde os pequenos detalhes, como o vestuário, os torneios e festas, à mentalidade da contenda religiosa da época.
E claro que a autora me cativou ao procurar desvendar um dos grandes mistérios da época, a morte de Amy, que está perfeitamente imaginada no livro.
Novamente, um excelente romance que me mantém na expectativa de mais livros da autora.




Autor: Phillipa Gregory


Editora: Civilização


Páginas: 446


Género: Romance Histórico

Sem comentários:

Enviar um comentário