domingo, 23 de maio de 2010

O Reino de Nurver (Sara Machado)

Ao considerar este livro temos de pensar que foi começado quando a autora era bastante jovem e daí temos de entender algumas das suas limitações.
A história está bem escrita e é interessante sendo passada no seio da realeza e das suas intrigas e ambições mas que, no entanto, está condicionada aos valores morais do Bem e do Mal. Em que o Mal está, obviamente, ligado à ambição cega de possuir o trono e o poder e de ser capaz de fazer tudo para os alcançar, inclusivamente matar; e o Bem está ligado ao heroísmos, ao desprendimento dos bens materiais, à humildade e ao amor. Claro que o mau é devidamente castigado e bem como sempre vence coberto de recompensas. Onde é que já leram isto?
Isto é precisamente o grande problema do livro, é que história é semelhante muitas outras histórias que já conhecemos, e apesar de ser uma leitura agradável capaz de prender o leitor, deixa-o com vontade de mais, de algo original e novo que só traria benefícios à história.
Pensa que autora deve ter sido bastante influenciada pelos tipos de livro que costuma ler, deixando um pouco para trás a sua própria criatividade que faz algumas aparições durante a história e parece ser prometedora.
No entanto é uma leitura interessante dentro da literatura portuguesa de fantasia e se a jovem escritora resolver voar com as suas próprias asas julgo que pode ainda vir a cria grandes obras.




Autor: Sara Machado


Editora: Papiro Editora


Páginas: 208


Género: Fantasia

Sem comentários:

Enviar um comentário