quarta-feira, 7 de março de 2012

Miral (Rula Jebreal)

Esta é a história de uma mulher durante a criação do estado de Israel, iniciando-se com a descoberta de um grupo de crianças orfãs abandonadas em Jerusalém. Uma narrativa com um forte ponto de vista politico e social sobre a trágica luta Palestiniana a partir de 1948.
O livro retrata a infância e adolescência de uma menina Palestiniana, juntamente com a revelação das histórias da sua mãe e da sua directora de escola. Histórias essas que ilustram, de certa forma, a própria História da Palestina entre até 1993. No entanto, e num mundo com grandes preconceitos em relação à mulher, o foco é sobre as suas histórias pessoais.
Miral, a personagem principal, ensina num campo de refugiados, sendo aí que se apaixona por um activista político fervoroso chamado Hani, surgindo assim uma batalha pessoal que reflecte o seu maior dilema: lutar como os outros antes dela ou seguir Mama Hind da crença desafiadora que a educação vai preparar o caminho para a paz.
Na escola de Miral ensina-se com uma profunda reflexão e reconhecimento do compromisso que ali se toma, mas sua paixão juvenil é ofuscante. Todos os personagens espelham uma imagem dos verdadeiros cidadãos deste conflito, divididos entre o orgulho e a perda, assim como repletos da necessidade de sentir a paz novamente.
O romance está repleto de metáforas que destacam as convicções pessoais e politicas da autora, profundamente embebidas numa percepção exótica ocidental das mulheres árabes.
Uma leitura rápida com significado real e o retrato de um mundo em conflito que, apesar de tudo, é rico em cultura e compaixão. Este livro proporciona momentos agradáveis assim como uma visão sobre o mundo Israelo-Palestiniano e o conflito que dura à décadas nesta zona.
A não perder especialmente por quem tem interesse por romances que levanta questões sociais e politicas pertinentes.




Autor: Rula Jebreal


Editora: Editorial Presença


Páginas: 505


Género: Romance

1 comentário:

  1. Assisti ao filme, ele já é bom, mas o livro deve ser melhor :)

    Querida Joana gostaria de te presentear com meu primeiro livro, vc aceita?

    Se sim, peço que por favor envie seu endereço no e-mail - nassihsari@yahoo.com.br

    beijos

    ResponderEliminar