terça-feira, 13 de março de 2012

Destaques Presença

O relançamento do primeiro volume da saga Os Jogos da Fome a propósito da estreia do filme respectivo e mais um livro do vencedor do Prémio Nobel, Orhan Pamuk, destacam-se na primeira quinzena de Março.




Os Jogos da Fome (Suzanne Collins)
Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte, Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espetáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um ato de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica.

Os Jogos da Fome é uma trilogia de ficção científica infantojuvenil da autoria de Suzanne Collins, que se encontra traduzida em mais de 30 países com grande sucesso e que se tornou um bestseller do New York Times, da Publishers Weekly e do USA Today. A versão cinematográfica, com realização de Gary Ross, conta com Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth e Lenny Kravitz nos principais papéis.




O Romancista Ingénuo e o Sentimental (Orhan Pamuk)
O que se passa dentro de nós quando lemos um romance? E como é que o romance cria os seus efeitos únicos comparados com outras formas de arte?
Orhan Pamuk, prémio Nobel da Literatura, inspirou-se no ensaio de Schiller Sobre a Poesia Ingénua e a Sentimental como tema para abordar múltiplas questões ligadas ao romance. Em O Romancista Ingénuo e o Sentimental, obra subtil e pessoal, Orhan Pamuk fascina-nos com a liberdade com que se move entre a cultura oriental e a ocidental ao falar-nos da sua própria experiência como autor e leitor dos romancistas que o apaixonaram e influenciaram, expondo as misteriosas ligações entre autor e leitor.




A Cor do Céu (Julianne MacLean)
A vida de Sophie Duncan é o sonho de qualquer mortal. Tem uma carreira bem-sucedida, um casamento feliz e uma filha de dois anos que a enche de alegria. Mas um dia todo o seu mundo se desmorona quando a pequena Megan fica gravemente doente e Michael, o marido, anuncia que está apaixonado por outra pessoa. E quando as coisas não podiam correr pior, Sophie tem um acidente de carro. É então que, numa experiência de quase-morte, vivencia algo extraordinário que a fará descobrir o que realmente significa viver e amar. A Cor do Céu é uma história de amor poderosa, que continuará a inspirar-nos muito tempo depois de termos virado a última página.

Julianne MacLean é autora de um vasto número de romances, muitos dos quais se tornaram bestsellers nos Estados Unidos e foram distinguidos com prestigiados prémios literários.




Ser Pai, Hoje (Leonor Segurado Balancho)
O pai assume hoje uma importância equivalente à da mãe, aparecendo como uma figura renovada, capaz de se envolver com grande entusiasmo na educação dos filhos. A obra Ser Pai, Hoje tenta, através de relatos pessoais, aceder às diversas formas de ser pai – em situação de divórcio, adoção, em famílias tradicionais ou adaptado à dinâmica de novas famílias. A autora pretende, assim, ajudar todos quantos se interessam pela paternidade a tomarem consciência da relevância do papel do pai na vida dos filhos com vista a uma paternidade mais ativa e participada.




Saber Lidar Com as Pessoas (António Estanqueiro)
Na origem de Saber Lidar com as Pessoas está a convicção profunda de que o sucesso e a felicidade dependem, em grande medida, da aptidão para criar e manter boas relações humanas. Há, neste livro, três partes distintas. A primeira parte, «A Relação Consigo Mesmo», trata o autoconhecimento, a autoestima e a autoconfiança como condições necessárias para o desenvolvimento pessoal e social. A segunda parte, «A Relação com os Outros», aborda grandes temas da comunicação interpessoal (o diálogo, a escuta ativa, a sabedoria das perguntas e a arte de falar), tendo por base as motivações humanas. A terceira parte, «Liderança e Relações Humanas», contém algumas orientações mais específicas para a ação dos líderes e dos educadores, a quem se exige elevada competência na arte de lidar com as pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário