segunda-feira, 14 de março de 2011

Marina (Carlos Ruiz Zafón)

Este livro fala-nos de uma história de amor muito terna e ao mesmo tempo bastante trágica, entrelaçada com uma história de horror e suspense capaz de eriçar os pêlos de muitos.
Relata-nos a história de Óscar, contada na primeira pessoa, um rapaz adolescente com poucos amigos que vive num colégio interno governado por padres e freiras. Num dos dias em que se aventura para lá das muralhas que o sufocam, Óscar encontra-se com Marina, uma rapariga de aspecto angelical, mas com uma personalidade forte e madura.
Deste encontro nasce uma amizade e uma paixão, que vai brotando aos poucos conforme as duas personagens passam por momentos de drama e terror, chegando a ter vários encontros com a morte dos quais escapam apenas por um fio.
A história subjacente, por si só, poderia ser o seu próprio livro, com muitas voltas e reviravoltas, que vamos descobrindo ao mesmo tempo que Óscar e Marina se embrenham mais na tragédia que assombra a cidade de Barcelona.
A escrita de Carlos Ruiz Zafón é excelente, embora por vezes floreada demais, sendo difícil manter o fio à história enquanto tentamos descodificar um parágrafo. No entanto, consegue verdadeiramente assustar-nos e ao mesmo tempo arrastar-nos para dentro da história de modo a que mesmo nos momentos em que nos apetece gritar e chorar, não conseguimos parar de ler.
Adorei o livro, e embora não conhecesse ainda este autor, fiquei com imensa vontade de ler as suas outras obras. Pode à primeira vista parecer um livro para adolescentes, no entanto, as descrições são tão vívidas e a história tão arrepiante, que apenas o recomendaria para adultos com um coração forte.




Autor: Carlos Ruiz Zafón


Editora: Editora Planeta


Páginas: 264


Género: Romance

2 comentários:

  1. Olá
    Já li o Jogo do Anjo deste escritor e adorei, tenho por aqui os outros dois livros dele
    Marina e Sombra do Vento. Gostei muito da tua opnião.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Carlinha.
    Espero, também, um destes dias poder ler outros livros dele.

    ResponderEliminar