domingo, 6 de março de 2011

O Messias (Marek Halter)

David, um homem vindo do deserto, lidera um exército enviado pelo seu irmão José, o suposto soberano de um reino misterioso num lugar desconhecido. David tem um único objectivo: reunir na Europa um exército judeu que irá tomar aos Turcos a terra de Israel e constituir aí um reino judeu. Ganhando o apoio do papa Clemente VII, de Francisco I, de França, e até mesmo do rei D. João III de Portugal, entre outros, David consegue reunir um exército de 12000 homens para lutar contra os Turcos.
Mas nem tudo é um mar de rosas para David. Embora seja aclamado por alguns judeus, chegando a ser considerado um Messias, que David se recusa a ser, outros, judeus e cristãos, tentam entregá-lo à Inquisição, pois não o querem a causar problemas.
Neste livro somos levados pelas aventuras de David, um homem poderoso com sonhos e ambições inimagináveis, mas que encontra inúmeros obstáculos no seu caminho. Pelo meio de traições e tragédias, guerras e paixões, vamos descobrindo um pouco mais sobre o objectivo de David, e a sua viagem atribulada para trazer glória ao seu povo.
Marek Halter transporta-nos para esta narrativa de uma maneira impressionante, mostrando-nos recepções surpreendentemente calorosas ao ponto do fanatismo, seguidas de conspirações obscuras, capazes de derrubar o plano do mais poderoso dos homens.
É através destas voltas e reviravoltas que observamos como um sonho de um homem pode ser uma arma tão potente. Vemos de tudo nesta obra, desde ódios profundos a lealdades intocáveis, e até paixões do género “Romeu e Julieta”.
Halter escreve de uma forma que nos puxa para o seu mundo, sem necessitar de realizar grandes descrições (que, no entanto, por vezes achei em falta) ou com pormenores exaustivos que se tornariam desnecessários como por muitas vezes vemos em alguns livros.
Para quem gosta deste género de livros, onde se foca a demanda impossível de um homem hipnotizado pelo seu sonho, com cenários remotos e tramas complexas, esta é definitivamente uma obra a ler.




Autor: Marek Halter


Editora: Bizâncio


Páginas: 448


Género: Romance

Sem comentários:

Enviar um comentário