domingo, 27 de março de 2011

O Jogador de Râguebi (Óscar Bustamante)

É um bom livro, mas que no início me obrigou a "querer" lê-lo, porque o texto não é assim tão fluído, mas, depois de entrarmos na história, sem dúvida que o podemos aproveitar bem.
Com o seu casamento em ruptura os pais de António resolvem fazer uma tentativa derradeira para salvar o seu casamento e fazer o amor renascer percorrendo a Europa e para estarem completamente sozinhos deixam o seu filhos um jovem adolescente num colégio interno em Inglaterra.
O jovem chileno é de um pais desconhecido para os alunos e cor da sua pele distingui-o dos outros.
Tenho de confessar que o inicio do livro me chocou um pouco, é particularmente doloroso ver tanta descriminação injusta e cruel pelos olhos de um menino que ainda por cima tem a família à beira da ruptura. Apesar deste livro se passar na época da pós-guerra penso que infelizmente esta é uma realidade que ainda se verifica actualmente em muitos contextos.
No entanto, esta é também uma história de esperança, pois António descobre no râguebi uma forma de finalmente se integrar e fazer alguns amigos e por finalmente alguma alegria surge na vida do pequeno António. No entanto, acabam por surgir novos problemas pois o melhor jogador da equipa não gosta de ver o seu status ameaçado e, para além disso, começa a seduzir a rapariga de quem António gosta.
Ainda assim senti-me seduzida com este retrato cruel, doloroso, mas ao mesmo tempo doce e melancólico da adolescência, com uma escrita límpida e fortemente narrativa e prenhe de sentimentos contraditórios que tanto nos faz gelar o coração como nos leva até às lágrimas.




Autor: Óscar Bustamante


Editora: Bizâncio


Páginas: 288


Género: Romance

Sem comentários:

Enviar um comentário