segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Trocada (Amanda Hocking)


Pensava que já tinha lido todos os tipos de romances de fantasia. Já tinha lido sobre vampiros, anjos, fadas, feiticeiros... Mas nunca me teria passado pela cabeça ler um romance sobre trolls...
Afinal a imagem que nos vem à cabeça quando pensamos em trolls é em criaturas verdes, repugnantes e  que geralmente são os vilões dos contos de fadas e de livros de fantasia.
Assim colocar como protagonista de um romance um troll nunca passaria pela minha imaginação. Mas a autora conseguiu fazê-lo com mestria.
Wendy é uma rapariga fora do comum que não se consegue ajustar à sua vida nem consegue fazer amigos, até que conhece Finn que lhe revela todo um novo mundo porque ela é de facto uma princesa troll.
Este livro é bastante inovador e criativo, pois a autora tenta tratar a fantasia de forma realista  fazendo crer ao leitor que  a realidade sobrenatural que está tratada no livro seria possivel de existir neste mundo. De facto, gostei do mundo que a autora conseguiu criar, onde os trolls são belos, refinados e com poderes mágicos, apesar de serem criaturas traiçoeiras, avarentas e frias em geral. Wendy parece uma mistura de trolls e humanos pois apesar de ser um troll continua a ter os sentimentos tipicos dos humanos.
O livro tem as suas falhas como o romance entre Wendy e Finn ser pouco explorado o que nos leva a não entender muito bem como ele desenvolve.
Outra personagem que tenho pena que não tenha sido mais desenvolvida foi Elora a verdadeira mãe de Wendy e a rainha dos trolls o que leva o leitor a não entender muito bem como é que ela muda de aparentemente de uma jovem sensivel para uma mulher fria e amarga. No entanto isto contribui para o mistério do livro e penso que mais será revelado ao longo saga.
De resto este livro tem todos os ingredientes para um bom romance sobretural: romance, mistério, intriga, perigo e charme.
A leitura do livro é rapida e facil e deixa-nos a ansiar pelo próximo livro.





Autor: Amanda Hocking


Editora: Edições Asa


Páginas: 272


Género: Fantasia

2 comentários:

  1. Bom dia,

    No dia 31 de Julho foi sorteada uma vencedora do passatempo Isabel I com o nome de Diana Rebelo Barbosa.

    Penso ter sido eu a vencedora pelo nome.

    Irão enviar-me email a dizer se fui a vencedora?

    E tendo sido eu a vencedora o envio do livro demora muito?

    Obrigado e Cumprimentos

    Diana

    ResponderEliminar
  2. Olá Diana,

    Vamos verificar a situação.
    Estivemos ausentes mas vamos colocar tudo em ordem.

    Obrigada!

    ResponderEliminar