segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Trocada (Amanda Hocking)


Pensava que já tinha lido todos os tipos de romances de fantasia. Já tinha lido sobre vampiros, anjos, fadas, feiticeiros... Mas nunca me teria passado pela cabeça ler um romance sobre trolls...
Afinal a imagem que nos vem à cabeça quando pensamos em trolls é em criaturas verdes, repugnantes e  que geralmente são os vilões dos contos de fadas e de livros de fantasia.
Assim colocar como protagonista de um romance um troll nunca passaria pela minha imaginação. Mas a autora conseguiu fazê-lo com mestria.
Wendy é uma rapariga fora do comum que não se consegue ajustar à sua vida nem consegue fazer amigos, até que conhece Finn que lhe revela todo um novo mundo porque ela é de facto uma princesa troll.
Este livro é bastante inovador e criativo, pois a autora tenta tratar a fantasia de forma realista  fazendo crer ao leitor que  a realidade sobrenatural que está tratada no livro seria possivel de existir neste mundo. De facto, gostei do mundo que a autora conseguiu criar, onde os trolls são belos, refinados e com poderes mágicos, apesar de serem criaturas traiçoeiras, avarentas e frias em geral. Wendy parece uma mistura de trolls e humanos pois apesar de ser um troll continua a ter os sentimentos tipicos dos humanos.
O livro tem as suas falhas como o romance entre Wendy e Finn ser pouco explorado o que nos leva a não entender muito bem como ele desenvolve.
Outra personagem que tenho pena que não tenha sido mais desenvolvida foi Elora a verdadeira mãe de Wendy e a rainha dos trolls o que leva o leitor a não entender muito bem como é que ela muda de aparentemente de uma jovem sensivel para uma mulher fria e amarga. No entanto isto contribui para o mistério do livro e penso que mais será revelado ao longo saga.
De resto este livro tem todos os ingredientes para um bom romance sobretural: romance, mistério, intriga, perigo e charme.
A leitura do livro é rapida e facil e deixa-nos a ansiar pelo próximo livro.





Autor: Amanda Hocking


Editora: Edições Asa


Páginas: 272


Género: Fantasia

sábado, 11 de agosto de 2012

Destaques Quebra Nozes


A chancela juvenil da Saída de Emergência traz mais um lançamento neste mês de Agosto.



A Espada Mágica (Sérgio Franclim)

TRÊS AMIGOS NUM MUNDO SECRETO E GOVERNADO PELOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS...

UM FEITICEIRO QUE QUER CONQUISTAR ESSE MUNDO E MUDAR, NA TERRA, A HISTÓRIA DOS PORTUGUESES.

No mundo dos cavaleiros templários, os tempos são de incerteza. Mas Dinis sabe que é chegada a hora de o feiticeiro sem nome deixar de existir. Para isso, os templários terão de tomar as terras do temível feiticeiro e Dinis terá de viajar no tempo e no espaço até à véspera da Batalha de Ourique.
Na companhia de Rafael e Leonor, Dinis terá de conseguir a espada do primeiro rei português. Apenas essa espada conseguirá quebrar o feitiço que fez desaparecer há séculos atrás o misterioso cavaleiro alquimista.
Mas tal missão não será fácil, pois Dinis terá finalmente de enfrentar o feiticeiro sem nome. Enquanto isso, os templários terão uma última batalha para restaurar a paz que erigiram há séculos naquele mundo secreto. 

Destaques Chá das Cinco

Um lançamento da autora Nora Roberts na chancela Chá das Cinco.




O Vale do Silêncio (Nora Roberts)

Uma batalha entre as forças do bem e do mal está prestes a começar. De um lado Lilith, a vampira mais poderosa do mundo. Do outro, a deusa Morrigan, que tudo fará para a travar com o seu círculo…
Após ter viajado no tempo através do Baile dos Deuses para o antigo reino de Geall, Moira toma o seu lugar como rainha. Ao lado dos seus cinco companheiros, Moira terá que liderar os seus súbditos, na maior batalha alguma vez vista, contra o exército de vampiros de Lilith que tudo fará para destruir Geall.
Moira também não esqueceu que os vampiros mataram a sua mãe e esta é a oportunidade de se vingar. Mas há um vampiro a quem confiaria a sua alma: Cian foi transformado em vampiro por Lilith há séculos, mas agora é fiel ao Círculo. Sem hesitação, irá matar outros da sua espécie, ganhando o respeito da rainha. Mas Cian quer mais do que o respeito de Moira, mesmo sabendo que esse amor o deixa vulnerável. Pois como poderá um imortal amar uma mulher que está condenada a morrer – ou pelas mãos de Lilith ou pela maldição do tempo?

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Destaques Saída de Emergência

Aqui ficam as novidades da Saída de Emergência para o mês de Agosto.




As Aventuras de Hornblower (C.S. Forester)

Horatio Hornblower é um jovem de 17 anos e está prestes a embarcar na maior aventura da sua época: a  de oficial da Marinha Britânica, e logo no momento em que a Europa começa a tremer perante o génio militar de Napoleão Bonaparte.
Mas antes que Hornblower possa mostrar as suas habilidades como líder e herói, ele terá que enfrentar a hostilidade dos seus camaradas, será forçado a um duelo e, mais importante, terá que se manter bem afastado da guilhotina em território inimigo.
A sua coragem será testada até ao limite pela inclemência dos mares e a dura disciplina da Marinha, mas assim começa a carreira do jovem Hornblower para se tornar num dos maiores heróis das Guerras Napoleónicas. E numa das mais fascinantes personagens da literatura histórica.





O Mistério de Charles Dickens (Dan Simmons)
Nova versão

A figura misteriosa de Drood continua a atormentar a vida do escritor Charles Dickens. Muitos recusam-se a acreditar que tal homem exista, mas como explicar tudo o que mudou na vida de Dickens: a sua saúde, os seus hábitos,
os perturbadores passeios pelo submundo negro de Londres? Quem será Drood? Um hipnotizador? Um criminoso? Ou o produto da imaginação fértil e insana do grande escritor?

Baseado nos detalhes históricos da vida de Charles Dickens narrados por Wilkie Collins, outro grande escritor da época – bem como amigo, colaborador e também grande rival de Dickens –, Dan Simmons explora os mistérios em torno dos últimos anos da vida de Charles Dickens e poderá providenciar a chave para o seu último romance inacabado: O Mistério de Edwin Drood. 





O Diabo do Rio (Patricia Brigs)

Bem-vindo ao mundo de Patricia Briggs, um lugar onde bruxas, vampiros, lobisomens e seres feéricos vivem lado a lado com os humanos. Só uma mulher invulgar como Mercy Thompson poderia sentir-se em casa num lugar assim.
A mecânica Mercy Thompson sempre soube que havia algo de diferente em si, e não era apenas a sua paixão por carros. Mercy é uma metamorfa, um talento que herdou do seu falecido pai. Mas a jovem também consegue ver fantasmas, tornando-a parte de uma espécie ainda mais rara, os caminhantes. E se nunca antes recebera a visita do fantasma do seu pai, tudo vai mudar na sua lua-de-mel com Adam, um lobo Alfa.
Entretanto, algo terrível esconde-se nas profundezas do rio Columbia, causando vítimas inocentes. Quando Mercy conhece finalmente outros caminhantes, terá que aceitar a sua herança paterna e exorcizar o mundo da lenda conhecida como o Diabo do Rio… Qual será o preço a pagar? A sua vida? A de Adam? Ou o seu casamento?





Anjo Sombrio (Cinthia Hand)

Uma história comovente sobre o amor e o destino. Sobre a luta entre o desejo de cumprir as regras e o de seguir o coração.
Durante meses, Clara Gardner treinou para enfrentar o incêndio das suas visões, mas nada a preparou para a escolha que teria de fazer nesse dia. E no rescaldo do incêndio, descobriu que ao contrário do que pensava, nada é o que parece quando se tem sangue de anjo.
Agora, está dividida entre o amor que sente por Tucker e as dúvidas que Christian lhe desperta, pelos papéis que ambos parecem estar destinados a assumir num mundo que tem tanto de belo como de perigoso. Clara debate-se ainda com uma revelação chocante: alguém que ama vai morrer dentro de meses. Perante um futuro incerto, a única certeza que Clara possui é a de que o incêndio foi apenas o início.
Depois de Celestial, Cynthia Hand retrata a alegria do primeiro amor, a angústia da perda e a desorientação por que passamos ao descobrir quem somos. 





O Rei Veado (Marion Zimmer Bradley)

O clássico As Brumas de Avalon regressa ao mercado português para dar a conhecer a uma nova geração esta história mágica e intemporal centrada nas mulheres que, por detrás do trono de Camelot, foram as verdadeiras detentoras do poder.
Nos anos que se seguem à coroação do rei Artur, a rainha Gwenhwyfar continua as suas manipulações para assegurar a lealdade do seu marido à igreja cristã, enquanto a sacerdotisa Viviene decide confrontar Artur pelo ato de traição contra Avalon.
Nos bastidores, Morgaine planeia o casamento de Lancelet, que ameaça sucumbir ao desespero pelo triângulo amoroso em que se vê enredado. Quando a rainha Gwenhwyfar descobre esse plano, jura vingança. 
Morgaine, através do seu próprio casamento, dedica-se a fortalecer a causa de Avalon. As sacerdotisas da Ilha das Brumas tudo farão para competir pela alma da Grã-Bretanha contra a maré insurgente da Cristandade. Mas que efeitos terá a chegada do jovem Gwydion, filho de Morgainee Artur? Irá correr em auxílio do rei ou libertar o caos?




quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Destaques Esfera do Caos

São três as novidades da Esfera do Caos neste mês de Agosto onde destacaria o novo livro do autor de No País das Porcas-Saras, igualmente lançado pela editora.


Amor e Liberdade de Germana Pata-Roxa (Fernando Évora)

As histórias que neste livro se contam, aparentemente sem conexão entre si, unem-se num final surpreendente.
A linguagem, despretensiosa e simples, está polvilhada de ironia. Os personagens, admiráveis e autênticos, são tendencialmente queirosianos — gente comum, com as suas fraquezas e vícios, e com a grandiosidade dos seus sonhos. Os enredos, esses, absorvem-se de um fôlego e a narrativa, descomplicada, revela grande humanismo.
Histórias, enfim, que divertem pelo que têm de caricato e inesperado, mas que deixam uma réstia de inquietação no leitor, que inevitavelmente há-de rever-se em muitas delas.

O autor é um dos mais notáveis contadores de histórias do panorama literário português contemporâneo. E esta sua nova obra, sendo um livro de contos, não é uma mera colectânea: é uma história complexa feita de histórias simples mas poderosas, pertencentes, todas elas, ao mesmo narrador.



Focais Literárias (Annabela Rita)


As letras, as artes e os mitos captados pela objectiva de uma ensaísta que vê e que faz ver de maneira diferente.
Uma sucessão de disparos fotográficos centrados na cena comunicativa literária e cultural desde o polémico “Juramento de D. Afonso Henriques”.

Esta obra passa em revista textos, autores, problemáticas e casos. Escritores como Eça de Queirós, Fialho de Almeida, Guerra Junqueiro, Teolinda Gersão e Gonçalo M. Tavares: da crónica à ficção, da poesia ao teatro, do texto mais modelar ao da confluência de géneros, analisando as transformações dos processos e das estratégias comunicativas em função das circunstâncias históricas, sociais, estéticas e culturais.
Mas também ensaístas como Vitorino Magalhães Godinho, Luís Machado de Abreu e Onésimo Teotónio de Almeida, favorecendo as reflexões sobre os sentidos e as vias do trabalho e do discurso nas ciências humanas. E, finalmente, casos da cultura portuguesa, a partir dos mitos fundadores da nossa identidade nacional.



Topo Sul (Gil Bastos)


Este livro é um registo dos sentimentos, das reflexões e das experiências de quem quis fazer uma viagem despreocupada a ver o mundo… e a tentar entendê-lo. Mas é também um testemunho das aventuras de quem andou, por parte incerta e durante um ano, vivendo de uma mochila e de muitas dúvidas.

“Eu só, que só me levo a mim e por isso nunca só. Parto de mochila às costas na descoberta do mundo que sou eu em desconhecidos mundos, apesar de o mundo ser todo igual (não conseguiria descrição melhor do que são as minhas viagens).” Excerto da obra

Sendo certo que muito mais haveria para dizer, fique-se o leitor com esta ideia: esta obra conta-lhe as histórias dos lugares por onde o autor foi passando e estas histórias mostram as culturas de povos colonizados pelos europeus, que entretanto se misturaram com os próprios colonizadores, e mostram como a mistura de raças fez nascer países tão diversificados e diferentes da realidade a que na Europa estamos habituados.
Ao longo dos milhares de quilómetros percorridos pela América do Sul, o autor confrontou-se, afinal, com um enorme cocktail de culturas e foi por ele influenciado.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Irmãs de Verão (Judy Blume)


Irmãs de Verão é um livro, desde do seu início, profundamente emocionante, que toca no nosso íntimo desde as primeiras paginas e que nos mantem presos até ao fim, sempre ansiosos para chegar à proxima página com o coração na garganta esperando pelo que pode acontecer a seguir.
Poucos livros conseguem falar-nos tão directamente ao coração sem se parecerem com novelas ou se tornarem lamechas à medida que vão avançando na história. No entanto este livro nada tem de novelesco, ele fala-nos na vida com uma naturalidade tão grande que sentimos que nós podíamos ser uma das personagens da história.
Judy Blume conta-nos a história de duas amigas de infância que não podiam ser mais diferentes entre si. Vix é a tipica menina bem comportada e dócil que não foge às regras. Já Caitlin é uma menina mimada que leva uma vida de privilégio. No entanto, ambos se complementam. Caitlin dá a oportunidade a Vix de voar ao integrá-la na sua familia disfuncional e levando-a com a familia para a praia. Já Vix ajuda um pouco a domar o feitio selvagem de Caitlin
Acompanhamos a sua história desde que são crianças inocentes que prenchem os seus dias com brincadeiras e partidas e conseguimos perfeitamente ver o seu mundo pelos olhos de uma criança, fazendo-nos regressar à nossa infância, a época em que tudo era mais simples e mágico.
Ambas crescem assim como a força da sua amizade e chegam à adolescência que tal como o Verão é quente e plena de emoções e com elas viajamos até ao momento vibrante do primeiro amor, dos grandes desgostos e em que cadas pequena coisa pode parecer imensa.
A idade adulta afasta-as devido às sua diferenças de personalidade, Vix sente especiamente essa dor de forma muito intensa e para saberem o resto têm de ler o livro.
Adorei e recomendo vivamente esta história de amor fraternal que nos recorda que quem nós mais amamos é quem tem o poder de nos magoar mais.





Autor: Louise Erdrich


Editora: Edições Asa


Páginas: 352


Género: Romance

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O Vento dos Khazares - Passatempo



Marek Halter é um excelente autor de quem já tive oportunidade de ler dois livros e que merece o sucesso de ver o seu livro O Vento dos Khazares reeditado.
Livro do qual temos um exemplar para oferecer neste passatempo que vai decorrer até dia 13 de Agosto.
Basta responderem a uma simples pergunta cuja resposta encontram aqui no blogue. E boa sorte a todos!




Regras do passatempo

1) Preencher todos os dados solicitados correctamente.
2) Apenas participantes com moradas de Portugal.
3) Apenas uma participação por cada nome, email e morada.
4) O não cumprimento da regra 3) poderá levar a exclusão em passatempos futuros.
5) Os participantes que sejam seguidores do blog terão uma chance extra no sorteio dos livros. As pessoas que não forem seguidoras terão a chance correspondente à inscrição.

domingo, 5 de agosto de 2012

Destaques Quetzal

A Quetzal abriu o mês de Agosto com três lançamentos entre os quais mais um título de Kingsley Amis e um policial da escritora islandesa Yrsa Sigurdardóttir.


Lembro-me de ti (Yrsa Sigurdardóttir)


Três jovens propõem-se recuperar uma velha casa de uma aldeia abandonada, algures nos Fiordes Ocidentais islandeses. Mas não imaginam o cataclismo que este inofensivo trabalho vai desencadear. Na outra margem do fiorde, um psiquiatra investiga o suicídio misterioso de uma mulher mais velha que poderá estar ligado ao desaparecimento do seu próprio filho.
Estas duas intrigas vão convergir para uma história de um enorme suspense que os críticos têm considerado tratar-se da melhor que até agora saiu da pena de Yrsa Sigurdardóttir – Lembro-me de Ti foi galardoado com o Prémio de Ficção Policial Nórdica de 2011, e os direitos de adaptação ao cinema comprados pelo produtor islandês radicado em Hollywood Sigurjón Sighvatsson (Wild at Heart e The Killer Elite, entre dezenas de outros).

Um thriller policial arrebatador, uma leitura saborosamente arrepiante.




A Porta do Sol (Elias Khoury)


Há histórias que salvam vidas. Usando o método de Xerazade, o narrador de A Porta do Sol tece um longo e contínuo fio de histórias com que pretende resgatar a vida de um homem. Esse homem, em coma profundo na cama do hospital, é o seu pai espiritual e um herói da resistência palestiniana.
No furor de o reanimar através da memória, é todo um povo e a sua epopeia que o narrador faz reviver diante dos olhos do leitor: os acontecimentos da guerra civil no Líbano, os episódios mais marcantes da sua vida e os dolorosos itinerários de um punhado de homens e mulheres apanhados pela história, após a sua expulsão da Galileia em 1948.
Inspirado na estrutura narrativa de As Mil e Uma Noites, A Porta do Sol é um romance amplo, pungente, e considerado de forma unânime o grande relato do êxodo palestiniano.




Gosto Dito Aqui (Kingsley Amis)


Garnet Bowen, antigo jornalista e autor de um único livro, vive agora de alguns trabalhos avulsos e sustenta com dificuldade os seus três filhos. A mulher e a sogra convencem-no a aceitar um trabalho que implica passar uma temporada num país do Sul da Europa, investigando a verdadeira identidade de um escritor misterioso.
Bowen odeia sair de Londres e sempre desprezou a ideia de viajar pelo continente, mas não vai conseguir evitar a ida. E aí vai ele para um país em que o álcool é barato; o sol, opressivo; a comida estranha; e as raparigas, ilegíveis, nos sinais que dão de recetividade e repúdio – esse país é Portugal.
Neste fabuloso entretenimento que é Gosto Disto Aqui – o mais autobiográfico dos romances de Kingsley Amis –, o nosso perplexo herói vai passar por consecutivos apuros e desastres cómicos, que culminam numa situação amorosa com uma jovem mulher e um hostil representante da fauna de insetos locais.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A Arca - Vencedor do passatempo




Victoria Hislop tem muitos leitores por todo o mundo, Portugal incluído como ficou bem provado nas centenas de participantes que apareceram.
Sabendo que muitos vão ficar desapontados com o resultado do passatempo, tenho a certeza que acabarão por ler o novo e apetitoso livro da autora mais dia menos dia!
Os meus parabéns à vencedora que receberá o livro em casa, enviado pela editora!

Clarinda Morais Cortes