quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O Ladrão de Sombras (Marc Levy)

Este é o primeiro livro que leio de Marc Levy. Confesso que ao início não estava propriamente muito entusiasmada, até porque a capa parecia a de um livro para crianças, mas a sinopse tinha despertado o meu interesse.
Pensei era que ia ler uma história simples e leve para passar o tempo e descontrair. Já tinha ouvido falar da semelhança com o O Principezinho mas, apesar de achar que O Principezinho é um livro bonito, não tinha causado em mim o impacto que casou na maioria das pessoa. Talvez por o ter lido quando era demasiado pequena e preferia os tradicionais contos de fadas.
No entanto, este livro conseguiu surpreender-me e agarrar-me desde as primeiras páginas. A história realmente é simples mas, ao mesmo tempo, é complexa na sua simplicidade, pois não se limita a meia dúzia de peripécias e ao "felizes para sempre”. A história que nos é narrada neste livro trata com assuntos complexos e apesar da sua linguagem simples e terna está carregado de conflitos, de valores e decisões difíceis, logo não é assim um livro tão leve e como eu esperava. Pois, é impossível lermos este livro e não nos sentirmos tocados e comovidos por ele, por vezes até às lagrimas.
A história do menino que sem querer guarda as sombras de por quem passa dá a pitada necessária de magia e fantasia a esta história com uma ideia de facto original. A primeiro parte da história decorre na infância do protagonista durante a qual ele tem de aprender a lidar, sobretudo, com duas coisas: a perda do pai (pois este saiu de casa por um novo amor) e com o seu dom de roubar sombras (pois estas contam-lhe o maiores segredos dos donos, os seus medos e os seus desejos).
Nesta primeira etapa da história senti-me muitas vezes arrastada para as memórias da minha própria infância em que me deparei com as mesmas dúvidas, medos e desejos que o protagonista da história. É deliciosa a forma como o autor nos consegue descrever o mundo pelos olhos inocentes de uma criança, para quem tudo parece maior e mais complexo.
Adorei a pequena história de amor entre o protagonista e Cléa, uma menina muda com quem ele apenas consegue comunicar através das sombras. Transmite-nos toda a ternura e doçura do primeir amor e fiquei com um pouco de pena que esta história não ocupasse uma parte maior do livro. Mas não podemos ter tudo até porque a história quer transmitir-nos o amor do protagonista pela humanidade e não por apenas uma pessoa.
Na segunda fase desta história encontramos o nosso protagonista já um jovem adulto a acabar o curso de medicina. Apesar de ser a mesma pessoa notamos que já tem uma visão da vida completamente diferente, mais racional e menos inocente. No entanto ainda se debate se deve ou não usar o seu dom para ajudar a curar os seus pacientes.
Um livro extraordinário e intemporal, não para crianças mas para todas as idades, com uma história doce, original e, sem dúvida, inesquecível.





Autor: Marc Levy


Editora: Contraponto


Páginas: 176


Género: Romance

5 comentários:

  1. Que interessante opiniao!

    Também já estive tentado a comprar um livro do autor,mas nunca passou disso.

    Sei que Marc Levy tem muito sucesso em França, principalmente.

    Obrigada por dares a conhecer este livro.

    ResponderEliminar
  2. Sou um fã assumido deste autor e o primeiro livro que li dele foi (enquanto estiveres aí) na altura na Edit. Presença.
    Tenho practicamente todos os seus livros lidos e continua a surpreender-me sempre a cada novo livro.
    Gosto deste autor sobretudo porque não pretende ser muito pretencioso a nível literário e vai tecendo as suas histórias com muita simplicidade mas também com muita originalidade.
    Se não leste os seus outros livros aconselho-te vivamente, pois raramente decepciona.
    Gostei bastante desta opinião. Boas leituras.
    http://nososlivros.wordpress.com/2009/10/27/marc-levy/

    ResponderEliminar
  3. Obrigada a todos pelos vossos comentários.
    Espero em breve ler mais algum livro deste autor.
    Foi uma agradável surpresa.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite
    Começei a ler recentemente marc levy, e posso dizer que a seguir ao Guillaume Musso, é sem dúvida o meu escritor francês preferido!! No entanto estou já à algum tempo a tentar encontrar o livro “Ladrão de Sombras” em segunda mão, e não está nada facil…sabe como posso arranjar?
    obrigada pela sua ajuda. Boa noite

    ResponderEliminar