quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Paz Guerreira – O Caminho das Dezasseis Pétalas (Talal Husseini)

É dificil falar deste livro porque não tenho ideia por onde começar... Trata-se de um daqueles raros livros que são muito mais de que uma forma de entretenimento e que depois de lido faz o leitor ver vários factos da vida com olhos diferentes. Isso, para mim pelo menos, é excepcionalmente raro.
Geralmento fico satisfeita por ler uma boa história, aqui acontece ser muito mais que apenas uma boa história.
Não quero com isto desvalorizar o que nos é contado no livro porque, mesmo que nos centremos apenas numa parte superficial do enredo, é já apenas por isso um livro excepcional, com uma componente de fantasia e aventura muito bem escrita em que a realidade e o sonho se misturam, em que o tempo não existe e somos deslumbrados com personagens maravilhosos uns atrás dos outros, num mundo que queremos nunca deixar, mesmo ao fim de mais de 500 páginas.
Não é por acaso que este livro tem sido comparado aos maiores livros de fantasia de sempre. Mas, a meu ver, esta comparação é um erro, pois esta obra é incomparavél e, ao fazer tais ligações estamos a subestimá-lo, pois é um livro que não precisa de categorizações ou de se valer de parecenças com outros títulos para se engrandecer.
Como vinha a dizer antes, o melhor do livro não é a sua história mas o que a história nos transmite: uma série de lições e conceitos filosóficos apresentados de uma forma inovadora, sedutora e inegavelmente inteligente.
Ao pensar em livros teóricos de filosofia ou em guias comportamentais a reacção da maioria das pessoas é pensar que lê-los é um frete descomunal. Mas isso não acontece em a Paz Guerreira – O Caminho das Dezesseis Pétalas onde os antigos valores, a que actualmente a nossa sociedade dá tão pouca importância, são apresentados sob uma nova perspectiva e através de uma história envolvente. Deparamo-nos com um livro que sentimos que nos toca profundamente e que de alguma forma estará sempre presente na nossa vida.
Sem dúvida que é um livro que considero uma leitura indispensavél a qualquer pessoa e do qual, tenho tenho a certeza, não se irão arrepender de começarem a ler.
E ainda agora estou sem palavras para o fim inacreditávél do livro...




Autor: Talal Husseini


Editora: Eranos


Páginas: 528


Género: Fantasia

1 comentário:

  1. Achei esse livro por acaso na livraria, comprei, li e amei!

    Parabéns pelo blog :)

    ResponderEliminar