segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A Rainha dos Sipaios (Catherine Clément)

A Rainha dos Sipaios conta-nos a história de Lakesemi Bei, uma rainha indiana que teve a coragem de enfrentar os Ingleses para defender a independência da Índia.
A narração acompanha esta mulher desde o nascimento e até à morte que acabaria por ditar que a Índia perdesse a sua independência.
O retrato que a autora faz dela mostra-a primeiro como rapariga e (depois) mulher, sem que nunca ela deixe de ser extraordinária aos olhos do leitor.
Laksemi, ou Chabali como gostava de ser chamada, mostra-se uma mulher complexa cujas acções, logo desde criança, prenunciam o que serão os seus feitos e que a tornarão um ídolo cantado até hoje.
Uma menina arrapazada que desde cedo se mostra diferente das outras. Recusa-se a ser submissa aos pais e em criança brinca e tem aulas com rapazes.
Mesmo quando na adolescência se torna rainha num casamento por conveniência, ainda jovem se torna mãe e assume a luta contra os imperialistas britânicos.
Fá-lo envergando a roupa que pertencia ao seu marido que, como ela descobre, prefere envergar roupas femininas.
Se o astrólogo da família previra que o casamento de Lakesemi seria com um homem diferente do habitual, não esperaria que esse casamento envolvesse uma troca de papéis que permitissem a Lakesemi assumir o papel para que a sua personalidade a impelia e que nunca poderia assumir por culpa do seu género.
A sus simplicidade e a sua coragem tornam-na mais capaz para ser a guerreira que lidera a Revolta dos Sipaios, ainda que a autora não deixe de a descrever como uma bela mulher.
Pois se é apesar da pertença ao género feminino que ela alcança os enormes feitos, é também por ele que estes se tornam míticos num país onde as restrições se acumulavam contra as mulheres.
A complexidade do retrato de Chabali aumenta com a do próprio país sobre o qual reina, pois se ela foi a líder da revolta, também era a ela que os Ingleses respeitavam enquanto soberana.
Era ela que negociava com esse povo que a tentava dominar, tal como acabou por ser ela a primeiro combater os seus intentos. Talvez ela fosse a própria súmula de como a Índia tanto desejava a influência Inglesa como detestava que esta fosse demasiada.
Esse é outro aspecto de enorme valia do livro de Catherine Clément, que com uma linguagem cuidada mas acessível trata de conjugar a biografia de Lakesemi Bei com uma compreensão do país em que ela se movia.
Unidos à vida de Lakesemi Bei, todos os acontecimentos, por mais inusitados que tenham sido, parecem decorrer da natural forma de estar daquela mulher naquele país.
A autora faz-nos mergulhar nas tradições milenares da Índia, fazendo-nos compreender questões que nos parecem tão erradas como as das castas ou dos rituais Satis (viúvas que se imolam pelo fogo para se encontrarem na próxima vida com os maridos).
A autora demonstra que fez uma pesquisa prodigiosa e que tanto quanto se "envolveu" com Lakesemi Bei, se apaixonou pela própria Índia, apesar dos seus defeitos e problemas.





Autor: Catherine Clément


Editora: Porto Editora


Páginas: 280


Género: Romance Biográfico

Uma História de Amor Eterno - Vencedor do passatempo




Obrigada a todos os participantes de mais este passatempo que fizemos com a Editorial Presença. Aqui fica o nome de quem vai receber o livro em casa.

Susana Paula Da Silva

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A Arte dos Livros (3)



Estas são apenas duas das imagens que Mladen Penev, um designer búlgaro, criou sob o título The Power of Books.

A minha preferência vai, obviamente, para a de cima, com a beleza mágica a elevar-se do livro, mas a de baixo fala bastante bem sobre a luta do livro no mundo moderno.

Descubram mais sobre este projecto visitando o site.


Destaque Bertrand

Um livro de ficção científica de enorme sucesso, apontado a uma adaptação cinematográfica às mãos de Steven Spielberg e cuja primeira sequela vai ser editada ainda este ano.

Trata-se de Robopocalipse, a novidade que a Bertrand Editora coloca nas livrarias no dia de hoje!



Robopocalipse
Daniel H. Wilson

Robopocalipse é uma história épica, aterradora e impressionante que versa o confronto bélico entre humanos e robôs.

Num futuro não muito distante, a espantosa tecnologia que gere o nosso mundo ganha vida e vira-se contra nós. Controlada por uma inteligência artificial de nome Archos, a rede global de máquinas e robôs da qual dependemos transforma-se subitamente num inimigo implacável e mortal. Um verdadeiro apocalipse robótico instaura-se em todo o mundo e apenas os sobreviventes deste conflito, dispersos em vários pontos do globo, conseguirão reunir forças para resistir e combater máquinas.

Robopocalipse é um relato oral deste conflito épico, cheio de ação e laboriosamente pormenorizado, contado por aqueles que viveram na pele este longo e sangrento conforto contra um inimigo desconhecido e temerário. Um êxito de vendas no New York Times, que brevemente será adaptado ao cinema por Steven Spielberg. http://www.robopocalypsemovienews.com/


Destaque Kingpin Books

Um livro de banda desenhada de autores portugueses lançado num mercado tão exíguo é sempre motivo de celebração e, claro, de divulgação.

Tendo o seu lançamento oficial no dia de hoje (mais informações no final do post), HAWK reune o argumentista André Oliveira ao ilustrador Osvaldo Medina, que recebeu o prémio do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora para melhor desenho por outro livro da Kingpin Books, Super Pig – Roleta Nipónica.



HAWK
André Oliveira (argumento), Osvaldo Medina (desenho)
Inês Falcão Ferreira (cores)


GOSTO DE HISTÓRIAS CONTADAS NA PRIMEIRA PESSOA.
AS QUE ME CONVIDAM A VESTIR OUTRA PELE.
COM A CORAGEM QUE FALTA PARA COMEÇAR DO ZERO.

Vicente percebe que está à beira do colapso. Sem emprego, sem uma família presente e com uma relação amorosa ainda por resolver, passa os dias em casa da sua recém-falecida avó cuja morte decidiu não enfrentar. Quando o pai anuncia que vai deixar de poder pagar-lhe as sessões de psicanálise, sente que está definitivamente entregue às fobias de sempre. Mas, à beira de mais um fim-de-semana de reclusão, algo de inesperado acontece...

HAWK é uma história autêntica e emocionante que fala de prisão e de liberdade, onde uma pequena experiência pode significar grandes mudanças.




Além da qualidade do desenho, há a destacar a qualidade da aplicação das cores, feitas a aguarela tradicional.

O lançamento decorre pelas 18h de hoje, no Castelo de São Jorge. O poster abaixo dá indicações mais detalhadas acerca do evento.


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Destaque Booksmile

Com a estreia de Lego: O Filme agendada para dia 27 deste mês, a Booksmile traz o complemento certo para todas as crianças que devem estar desejosas de ver estas figuras ganharem vida!

São três os livros de actividades agora publicados, apontados a um público a partir dos cinco anos e trazendo uma oferta especial.




O Filme Lego: Livro Oficial

O malvado Lorde Negócios está prestes a assumir o controlo total do mundo. Há uma profecia que diz que apenas uma pessoa o poderá travar: o Especial. Será que os corajosos Mestres Construtores vão conseguir encontrar o herói e derrotar o Lorde Negócios?
Vem descobri-lo neste fantástico livro de leitura e atividades.

OFERTA DE UMA MINIFIGURA LEGO POLÍCIA-ROBÔ




O Filme Lego: Aliados Poderosos

O malvado Lorde Negócios está prestes a assumir o controlo total do mundo. Há uma profecia que diz que apenas uma pessoa o poderá travar: o Especial. Será que os corajosos Mestres Construtores vão conseguir encontrar o herói e derrotar o Lorde Negócios?
Vem descobri-lo neste fantástico livro de leitura e atividades.

OFERTA DE UMA MINIFIGURA LEGO POLÍCIA-ROBÔ




O Filme Lego: Preparar, apontar, colar!

De Adam Blade, autor da série Beast Quest (Feras e Heróis), grande êxito em Portugal e em todo o mundo, chega esta nova coleção, ainda mais excitante e recheada de novas feras… marinhas!
Há ameaças perigosas na Caverna dos Fantasmas… Max, o herói de Aquora, conhece os misteriosos Fantasmas do Mar, que lhe pedem ajuda porque um génio do Mal ameaça destruir a sua cidade!
Será que Max vai conseguir sobreviver no fundo do mar e derrotar Shredder, a Aranha Robótica, para salvar este povo do Oceano de Nemos?

Oferta de 4 cartas as cores com os heróis da história para colecionar

Destaque Topseller

A Topseller publica uma novidade bem a preceito do mês que guarda o Dia dos Namorados, O Ano em Que Me Apaixonei por Todas.

Trata-se de uma comédia romântica, prestigiada com o Prémio Primavera de Romance 2013, que começa em Paris e percorre a Europa.



O Ano em Que Me Apaixonei por Todas
Use Lahoz


Uma homenagem à vida, ao amor e à amizade. 

Sylvain, um jovem parisiense que está a caminho dos trinta, sofre de um caso grave de síndrome de Peter Pan: recusa-se a entrar na idade adulta. Embora possua inúmeras virtudes — é perspicaz, simpático, inteligente e versado em várias línguas —, tem também muitos defeitos: é incapaz de seguir em frente quando se trata de amor. 

A ideia de crescer assusta-o de morte, o que o leva a aceitar um trabalho mal remunerado em Madrid, para estar mais perto de Heike, a antiga namorada que ele não consegue esquecer. Sylvain traz consigo um plano para reconquistar Heike, mas, entre tantas outras pessoas incríveis com quem se cruza, alguém muito especial irá levá-  -lo a fazer uma escolha.

E quando descobre acidentalmente um manuscrito que contém toda a saga da família do seu vizinho Metodio Fournier, revela-se diante dos seus olhos uma história maravilhosa e excitante, cheia de estranhas coincidências, que muda para sempre a sua visão do amor e do mundo. No final desse ano inesquecível em Madrid, Sylvain regressará a casa, onde abraçará o seu destino.


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Uma História de Amor Eterno - Passatempo


Vejam informação do livro no site da Presença


Tenho o prazer de reavivar a colaboração do blogue com a Editorial Presença com um passatempo de um livro muito promissor a que terei oportunidade de fazer a crítica muito em breve.

Uma História de Amor Eterno está nas livrarias a tempo do Dia dos Namorados, mas é um romance bom para qualquer altura do ano.

Têm a oportunidade de ganhar um exemplar da obra respondendo a uma simples pergunta no formulário abaixo.

Podem conseguir uma hipótese adicional de ganharem o prémio se fizerem um Like no Facebook do Páginas com Memória e partilharem publicamente o post do passatempo.

O passatempo está aberto até ao dia 16 deste mês, inclusivé e o vencedor será escolhido por sorteio aleatório.

Boa sorte a todos e, sobretudo, boas leituras!




Regras do passatempo

1) Preencher todos os dados solicitados correctamente.
2) Apenas participantes com moradas de Portugal.
3) Apenas uma participação por cada nome, email e morada.
4) O não cumprimento da regra 3) poderá levar a exclusão em passatempos futuros.

Destaque Presença

Está desde anteontem nas livrarias o número 569 da colecção Grandes Narrativas da Editorial Presença, Uma História de Amor Eterno.

Bem a tempo do dia 14 de Fevereiro, como não poderia deixar de ser, este romance de estreia tem sido colocado ao nível dos melhores trabalhos de Nicholas Sparks, o que não é estranho visto ter sido o famoso autor que inspirou Sebastian Cole a começar a escrever.

Além disso, traz o destaque de ter sido o vencedor do prémio ForeWord Reviews Book of the Year Award do ano passado.



Uma História de Amor Eterno
Sebastian Cole

Noah Hartman é filho de uma família judia norte-americana, dona de um império empresarial. Cedo se habituou a aceitar a vontade paterna e sempre soube que no dia em que se apaixonasse, a sua escolha teria de passar pelo crivo da família. Mas Noah não se apaixona simplesmente, ele tem a imensa sorte de encontrar a sua alma gémea, Robin, uma mulher com uma alegria exuberante, fiel a si própria, que o faz ver ainda com maior intensidade a existência de fachada que tem sido obrigado a levar. Noah rebela-se contra o jugo familiar e escolhe crescer como ser humano e ser feliz ao lado de Robin. Mas será o facto de duas almas gémeas se encontrarem suficiente para que fiquem juntas para sempre?