terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Destaques Esfera dos Livros



Aqui ficam as informações das novidades que preencheram o mês da Esfera dos Livros. O destaque vai todo para Isabel I de Inglaterra e o seu médico Português, um romance histórico muito promissor.



Isabel I de Inglaterra e o seu médico Português (Isabel Machado)

Quando o médico português Rodrigo Lopes chega a Londres, logo após a ascensão ao trono da nova rainha de Inglaterra, estava longe de imaginar que o seu destino se cruzaria com o da poderosa Isabel I. Filha de Henrique VIII e da controversa Ana Bolena, a jovem princesa foi obrigada a percorrer um longo e árduo caminho até ao trono de Inglaterra.
Com a morte de D. Sebastião em Alcácer Quibir e o trono português a ser ocupado por Espanha, os olhos do mundo voltam-se para Portugal. E quem melhor do que Rodrigo Lopes para levar à rainha e aos seus conselheiros privados informações sobre o reino onde tudo se joga. Entre os dois nasce uma enorme cumplicidade, mas cedo o médico judeu se vê envolvido nas teias do poder, da traição e da ambição, e nem a rainha o conseguirá salvar de um destino trágico.
A jornalista Isabel Machado, no seu romance de estreia, leva-nos até à luxuosa corte de Isabel I. A rainha astuta que casou com o seu reino e que muitos garantem que morreu virgem. Sem marido, nem descendência, marcou para sempre a História de Inglaterra ao impor uma Igreja Anglicana moderada e ao conseguir um longo período de paz e prosperidade económica, abrindo o país às artes e ao mundo. Isabel soltou o seu último suspiro aos 69 anos de idade. Melancólica e saudosa de todos os que partiram antes dela. No pensamento, Robert Dudley o homem que amou durante toda a vida…


Obrigaste-me a matar-te (Tânia Laranjo e Ana Isabel Fonseca)

Esta é a história de Maria. Um relato na primeira pessoa de uma mulher que sonhou com um casamento perfeito e uma vida feliz ao lado de Rui e viveu um verdadeiro pesadelo, entre quatro paredes, durante décadas. Em silêncio, marcada no corpo e na alma pelas mãos, pontapés e palavras malditas do marido, assistindo à violência contra as suas filhas, incapaz de reagir, demasiado assustada, demasiado dependente... até ao dia em que a coragem suplanta a dor e a vergonha, pega numa arma, que mais cedo ao mais tarde a iria matar, e assassina o marido, o pai das filhas, o homem que jurou respeitá-la e amá-la, no cimo de um altar. Esta é a história da Maria, mas poderia ser da Ana, da Sofia, da Francisca, etc., etc., etc... Em 2010 morreram quarenta e três mulheres vítimas de violência doméstica em Portugal, 29 delas já com queixas apresentadas às autoridades. As jornalistas Ana Isabel Fonseca e Tânia Laranjo lidam diariamente com casos de violência doméstica que acontecem todos os dias no nosso país. Esta é uma viagem a um mundo de dor e sofrimento, de sentimentos e vergonha que não pode deixar ninguém indiferente.


Quando os macacos se apaixonam (George Stilwell)

Sabia que o louva-a-deus arrisca literalmente a sua própria cabeça quando se mete com a sua parceira, que recompensa o prazer da cópula comendo o parceiro durante ou logo após o serviço terminado? Que os genitais dos zangões, depois de uma cópula disputada com a concorrência, explodem e se partem no interior da abelha-rainha, para assim entupir o caminho para novas cobrições e para a entrada de genes adicionais? Que os pardais cantores têm um repertório entre 4 e 13 tipos de canções e que as fêmeas solicitam mais cópulas aos machos com maiores repertórios? Que também entre os animais como os elefantes e as orcas existe a figura das tias, que são elementos cruciais na educação dos novos rebentos do grupo? Que a amizade entre abelhas de uma mesma colmeia é inexcedível? Que a mãe foca, ao fartar-se de dar de mamar a um matulão que não faz mais nada do que se espraiar na praia, o persegue quando este se aproxima para mais uma refeição de leite, na tentativa de convencer o anafado descendente a entrar no oceano e a mudar a dieta para peixe ou marisco? George Stilwell, veterinário e professor universitário, desvenda-nos o misterioso mundo da vida afetiva dos animais. Ficamos a saber que existe instinto maternal, amor e amizade no mundo animal, bem como sentimentos nobres de abnegação, companheirismo e sentido de comunidade. Haverá maior dedicação aos amigos do que o das formigas guerreiras que fecham a entrada do formigueiro pelo lado de fora ficando a lutar contra invasores? Sabia que o casamento das minhocas é mais estável do que o dos seres humanos?


Viver em tempos de mudança (Maria do Carmo Oliveira e Manuel de Oliveira)

Nos momentos de grande mudança surge a incerteza, a insegurança, a angústia. A sombra do desemprego, a instabilidade financeira e social, as poucas perspetivas de futuro para os seus filhos, as notícias sempre negativas. Os planos que tinha já não fazem sentido. Não encontra objetivos que o estimulem. Não sabe como enfrentar as adversidades. Perdeu as certezas sobre quase tudo. Sente-se perdido E acha que o melhor é fechar-se no seu «espaço de conforto».
No entanto, é nos momentos de maior adversidade que podemos romper com estas fronteiras que impusemos a nós próprios e ganhamos coragem para enfrentar as mudanças de forma positiva. A crise é uma oportunidade única de mudança. Quem o garante são os psicólogos Maria do Carmo Oliveira e Manuel de Oliveira que, ao longo destas páginas, nos explicam como nos libertarmos dos nossos padrões normais de funcionamento e comportamento, para vivermos uma nova vida, cheia de entusiasmo, alegria, sonhos, coragem e paixão. Com histórias reais, exercícios práticos e estratégias claras, os autores utilizam os mecanismos da psicologia positiva e da neurociência para ajudarem a despertar o nosso enorme potencial. Chega de lamentos e de queixas. Em vez de cruzar os braços, arregace as mangas.


Uma especialista em nutrição no supermercado (Patrícia Almeida Nunes)

Gosta de comprar cereais ricos em fibra, mas já reparou na quantidade de gordura e/ou açúcar que o rótulo da embalagem indica? Aquilo que pensava ser a opção mais saudável pode afinal ser a mais calórica e logo pouco equilibrada. Gosta de comprar iogurtes magros/light para manter a linha, mas já reparou na quantidade de açúcar que têm? Existem no mercado iogurtes magros que podem ter 4 pacotes de açúcar por embalagem. Escolha antes os que apresentam a designação «Magro com baixo teor de açúcar» ou «0% de açúcar adicionado». Compra tostas que na embalagem anunciam «sem colesterol», mas na realidade as tostas não têm colesterol, logo essa não é uma mais-valia… Compra leite rico em cálcio? Mas o leite por si já é rico em cálcio. Não se prenda a alegações. Ou acha que as bolachas digestivas facilitam a sua digestão. Já reparou no valor calórico e de gordura indicado no rótulo? Quatro bolachas Maria têm em média 110 calorias, já as digestivas podem fornecer 270. Sabia que os legumes já embalados e lavados são mais caros? Verifique se a carne picada embalada não tem aditivos. De preferência peça para picar no momento e misture carne de aves para diminuir o teor de gordura (aumentar o aporte nutricional). Sabia que muitas vezes os chamados packs económicos têm menos quantidade que a concorrência ou têm um prazo de validade menor? Para muitos de nós, o supermercado é um mundo misterioso onde nos sentimos perdidos. Queremos alimentar-nos de forma mais saudável, racional e económica, mas perante as prateleiras cheias de ofertas atrativas, e faltando-nos informação simples e apropriada, não sabemos qual é a escolha mais acertada.

Sem comentários:

Enviar um comentário