domingo, 27 de julho de 2014

Sou um Clandestino (Susanna Tamaro)

Uma narrativa breve guiada pelos passos de um homem ainda jovem que, solitário, se procura a si mesmo procurando as origens da sua família.
O que ele espera é que o Passado responda aos seus problemas actuais, os traumas da infância a virem a apontar uma nova luz aos problemas existenciais.
Ele é um homem vivendo em aparente normalidade mas com um constante sentimento de inadaptação.
Talvez seja em parte um eterno descontente, mas as tragédias do seu Passado, como a irmã que morreu atropelada, e os percalços do seu Presente, como uma namorada que exige demais dele sem lhe dar em igual medida, tornam-no propenso a uma existência dolorida.
São as marcas que lhe ficam na psique que o encaminham para a inevitabilidade da insatisfação actual.
O percurso que ele faz é uma fuga. Se é verdade que ele vai dos seus problemas actuais para ir confrontar os problemas da sua infância, enquanto está em viagem - quase sem bagagem - ele está a afastar-se desse amor que lhe faz tão mal.
O texto reflecte intensamente sobre os males que afectam o ser humano, tentando com isso fazer igualmente uma parábola da Europa que o protagonista percorre.
Os males que aconteceram antes e os males que estão para vir, tudo num texto que procura uma alcançar uma certa poesia enquanto explora a "filosofia do homem comum".
Este é o primeiro livro da autora, por publicar há décadas, e ainda tem as marcas desse primeiro esforço que merecia ter sido retrabalhado para agora ser publicado.
Isso nota-se, sobretudo, na imperfeita articulação com o resto do texto dos capítulos em analepse que quebram o fluxo da narrativa.
Até porque, analisando bem, eles apenas revelam um passado que já íamos conhecendo através das reflexões do próprio viajante.
Pelo contrário, não ter sido retrabalhado permite que o texto guarde uma força em bruto que tem tudo para surpreender os leitores, para os capturar na leitura.
Há também uma certa beleza nessa forma de escrever de forma desabrida, colocando a autora um pouco mais de si do que é habitual no texto.
Uma leitura com méritos e que apelará sobretudo aos maiores fãs da autora que queiram compreender o seu percurso desde o início.




Autor: Susanna Tamaro


Editora: Editorial Presença


Páginas: 280



Género: Romance

2 comentários:

  1. Desde que li um dela há muitos anos que nunca mais tive interesse em voltar a ler a autora, confesso. Mas talvez esteja na hora de dar uma nova oportunidade :)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se será este o livro mais indicado para voltares a tentar.
      Talvez um mais "maduro".

      Obrigada pela visita e boas leituras!

      Eliminar