domingo, 21 de abril de 2013

O rapaz que gostava de aves (Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho)

Este é um belíssimo livro que ganha um muito se o adulto que o tem em mãos tiver consigo uma criança que sirva de desculpa para o ler em voz alta.
Está cheio de pequenos detalhes como rimas e pequenos jogos de palavras que são bonitos de ser ouvidos, mais do que lidos.
Além disso, também convém ter uma criança com quem partilhar o livro por causa da sua mensagem ecológica.
Essa mensagem ainda é necessária para muitos adultos, mas as crianças serão sempre o público alvo e um melhor veículo para depois reproduzir a mensagem aos pais.
Até porque o aspecto pedagógico do livro é sublinhado por um jogo de contrastes entre as cores muito atraentes da natureza e os cinzentos desagradáveis dos meios urbanos.
De certeza que as crianças se sentirão ainda mais atraídas para a mensagem extremamente actual - aliás, parece que, infelizmente, está sempre a ficar mais actual, apesar dos esforços.
Não se trata só da mensagem ecológica, mas da apresentação surpreendente de um animal lindíssimo e que será desconhecido para muitos leitores, jovens ou não.
Um detalhe adicional dos desenhos, que torna o livro ainda mais significativo para a infância, é o facto destes se assemelharem aos que são feitos pelos mais novos.
Isso, combinado com a personagem central ser um rapaz, faz com que os leitores jovens se identifiquem facilmente com a história.
O livro acaba por ser um verdadeiro tratado de como tornar divertida e atraente até as lições pedagógicas mais repetidas.
Claro que isto tudo não impede que os leitores adultos adorem o resultado final, luxuriantes de tantas cores e feito com um cuidado que merece o respeito, pela leitura, também deles. Tenham ou não crianças consigo!




Autor: Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho (ilustrações)


Editora: Planeta Tangerina


Páginas: 48


Género: Infantil / Ilustrado

Sem comentários:

Enviar um comentário