quinta-feira, 15 de abril de 2010

Destaques Europa-América

Neste mês de Abril a Europa-América tem vários lançamentos e eu aproveito para destacar aqueles que eu acho serão os de maior sucesso, bem como um que acho particularmente relevante e que receio possa ficar esquecido.

O mais interessante de todos esses lançamentos é, sem dúvida, Entrevista com o Vampiro.
Embora seja um clássico do género, confesso que não conheço o livro mas antes o filme, com os inesquecíveis Brad Pitt e Tom Cruise.
Acredito que, como eu, muitas outras pessoas sofrem deste mesmo "mal" e numa época em que os vampiros voltaram em força ao imaginário popular, tenho a certeza que esta nova edição vai fazer sucesso!
Digam lá se este parágrafo não vos deixa logo tentados:
É com esta mescla de sangue, violência e erotismo ímpares, no pano de fundo da reflexão sobre a condição trágica que é a do vampiro condenado à imortalidade, que Anne Rice narra uma extraordinária história em que a crueldade e os sentimentos tenebrosos que percorrem as páginas resultam numa maravilhosa sinfonia poética que viria a inspirar muitos escritores, como Stephenie Meyer.



A mim particularmente, visto o seu autor ter a mesma formação em Psicologia que eu, mas julgo que à grande parte do público, também Quando a Vida Se Ilumina captará a atenção.
Uma história prometedora sobre a esperança, o amor incondicional e o milagre da vida a partir de uma tentativa de suicídio gorada por um golfinho que se torna amigo do jovem que salvou.
Há algo de O Principezinho nesta história, embora claramente apontado a um público já adulto, pois a história não se mostra feliz para com o protagonista.
Uma lição de vida que promete ser inesquecível.



Num registo diferente, destaco O Islão Explicado, uma obra que vem combater as ideias retrógadas do Mundo Ocidental que colocam o Mundo Islâmico todo num grupo sem distinção.
A riqueza desta religião merece toda a atenção de Malek Chebel, antropólogo, filósofo e antigo professor da Sorbonne, é, portanto, um dos mais conceituados estudiosos do Islão que tem vindo a desenvolver a sua actividade no sentido de divulgar esta religião junto do grande público e de desmistificar a ideia de que a cultura islâmica é obscurantista e fechada.
A obra recolhe dados importantíssimos, expõem-os de forma meticulosa mas igualmente acessível.
Uma obra que pode facilmente tornar-se de referência para o público geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário