sábado, 13 de setembro de 2014

Cine-Literatura

Uma semana em cheio para os leitores que queiram ver cinema!



O mais esperado e apetecível dos filmes desta semana é, certamente, Os Maias - Cenas da Vida Romântica.
Quase nem preciso de dizer mais nada, pois este é uma obra maior da literatura portuguesa e de certeza que todos os leitores já se apaixonaram por ela e a reconhecem com a clássica capa abaixo.


Os não-leitores também a conhecem só que em vez de amor sentem o oposto por um livro tão grande ensinado na escola...
Pode ser que agora João Botelho, que vale a pena recordar também já levou Fernando Pessoa (Filme do Desassossego) e Agustina Bessa-Luís (A Corte do Norte) à tela, consiga levar alguns desses que se limitaram a ler o resumo a sentir-se tentados pelo livro

E quem queira uma capa mais moderna e estilizada pode sempre escolher a edição do Clube do Autor que é o livro da vida de José Eduardo Agualusa.






Quando a O Físico, é uma obra que já gostaria de ter lido de tantos elogios que lhe ouvi e que acho estranho que tenha sido lançada apenas na colecção Biblioteca Sábado.
Entretanto tive oportunidade de ver o filme e é muito interessante, mas não está livre de alguns defeitos, mesmo ao nível da história um pouco convencional demais.
Acredito que o livro seja muito mais substancial nos detalhes e na construção da história, portanto não corro o risco de deixar de o ler por ter visto o filme.







E, finalmente, The Giver - O Doador de Memórias, que na edição da Everest é The Giver - O Dador de Memórias.
Este filme também já o vi e tem uma excelente primeira metade, mas a caminho do acto final as coisas tornam-se apressadas e exageradas.
Mesmo assim vale a pena irem ver e tenho a certeza que a vossa curiosidade para a série de quatro livros que acaba de ser completada pela editora com o volume IV, The Giver - O Filho.




1 comentário:

  1. Estou bastante curioso com o Filme "O Físico" já que se trata de um livro excepcional. Por vezes as adaptações, deixam sempre um pouco a desejar. Mas é uma leitura muito prazerosa.
    Já os Maias... nã! pelo menos esta versão cinematográfica não me convence e devo passar. Estive a ver uma reportagem com o seu Realizador e fiquei com menos vontade ainda.
    * Quanto ao Físico, esteve livro foi editado muito antes de ser lançado pela Biblioteca Sábado, assim como os restantes dois que compõem a Trilogia da Saga Família Cole. Assim bem como a restante obra, pela Editora Bertrand. Que deixou de publicar Noah Gordon. Espero que voltem a pensar nisso.

    ResponderEliminar