domingo, 11 de agosto de 2013

Cleopatra's Daughter: A Novel (Michelle Moran)

Uma história que poucas pessoas conhecem é que Cleópatra VII não foi a última da dinastia ptolemaica, pois também ela teve, além do seu filho que viria a ser assassinado ao alcançar o poder, uma filha chamada Selene.
A morte de Cleópatra é, pois, somente o início da história desta sua filha, pois Selene, bem como o seu irmão, é levada para Roma ainda crianças para serem criados pela irmã de Octávio, Octávia, que era também a viúva do pai dos dois: Marco António.
Este romance histórico coloca-nos bem no centro de Roma no momento da ascensão ao poder de Octávio. E faz-nos sentir que vivemos tal período, o que é aquilo que se exige a um romance histórico, mais do que simplesmente dar informação ao longo de uma narrativa, há que fazê-la reviver perante o leitor.
A personagem de Selene está brilhantemente construída, de forma multifacetada. Somo surpreendidos pela forma como a princesa egípcia parece tão precoce e, ainda mais do que isso, tão contemporânea no período da sua pré-adolescência.
Para além de, como todas as raparigas da sua idade, se interessar por rapazes e roupas, a jovem tem também um grande gosto pela aprendizagem e, ainda, um exuberante talento para o desenho.
Ao longo do livro torna-se numa arquitecta promissora e ocupa a sua mente com questões prementes da época, como a escravatura ou o decorrer dos julgamentos.
À sua volta, muitos dos restantes personagens históricos são-nos apresentados de forma pungente e cheia de vida. Chegamos a sentir que eles podem estar ao nosso lado no momento em que falam, de tal modo são vivos e realistas os seus diálogos.
Considero este livro uma das melhores leituras dentro do género, não restringindo esta consideração à Era a que se refere.
Nunca esquecerei a viagem aqui proporcionada por Michelle Moran, a uma época e um espaço tão marcantes.
O livro leva-nos aos locais mais marcantes do século I a.C. e ilustra de forma realista a maneira como decorria a vida de então, o quotidiano, os usos e costumes dos habitantes de Roma, desde os patrícios até à plebe e mesmo aos escravos.
O que nos leva a conhecer muito da nossa origem latina e também nos dá uma estranha sensação de contemporaneidade perante as casas de férias ou os rolos servindo de guias turísticos, perante os julgamentos com advogados de defesa e acusação ou as grandes lojas/armazéns dedicados em exclusivo à moda.
Uma leitura imperdível nesta pequena preciosidade.




Autor: Michelle Moran


Editora: Crown Publishing Group


Páginas: 464


Género: Romance Histórico

2 comentários:

  1. Um romance histórico que se serve de personagens tão conhecidas da História Universal deve ser óptimo, pelo menos, para quem, como eu, adora este género.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu diria que é um daqueles a não perder, sem dúvida!

      Obrigada pela visita.

      Eliminar