quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Histórias de um Portugal Assombrado (Vanessa Fidalgo)

Este livro oferece-nos vários relatos de fenómenos sobrenaturais, não apenas assombrações como faria crer o título, mas também de mouras encantadas, bruxos e até aparições do demónio.
Estes fenómenos vêm de tempos tão longínquos quanto a reconquista de Portugal mas também surgem de anos mais recentes, sendo aquilo que se chama "mitos urbanos" talvez porque ainda não tiveram oportunidade de se transformar em verdadeiras lendas.
Li este livro como céptica que sou, mas sem por isso deixar de sentir grande fascínio por todo este mundo de fenómenos que não são (facilmente) explicáveis.
Nesse âmbito, a leitura é um verdadeiro regalo sem carregar a necessidade de carregar uma decisão sobre a crença ou a descrença nos fenómenos apresentados.
São histórias, boas histórias, que têm mais interesse por partirem de pessoas e lugares reais.
A leitura torna-se ainda mais fácil por o livro estar escrito num tom que se aproxima do relato oral, muito apropriado para o estilo de relatos que estamos a ler.
Sente-se que o livro tem histórias mais antigas apropriadas para se ler aos avós que delas terão alguns detalhes diferentes a relatar e outras mais recentes apropriadas a "assombrar" alguns netinhos.
A escritora recorreu tanto a registos escritos como a relatos na primeira pessoa de quem viveu estes fenómenos ou até que partilharam a vida ou a terra com quem viveu tais fenómenos.
Adicionou a isso a procura, sempre que possível, das bases históricas para as lendas, debatendo a verdade que elas possam conter. Valor acrescentado que muito me agradou.
Já alguns longos excertos que a autora copia de outras fontes (que têm de ser consultadas no final do livro) retiram alguma da originalidade dos seus próprios relatos e empancam a leitura.
Mas, no final, é um livro que suscita muito interesse e que vai levar a que muita gente descubra alguns fenómenos paranormais mais perto de si do que pensa!




Autor: Vanessa Fidalgo


Editora: Esfera dos Livros


Páginas: 248


Género: Relato/Reportagem

2 comentários:

  1. Parece ser bastante interessante, este livro e de facto é bom preservar as nossas histórias e os nossos "demónios" nacionais. :D
    Excelente opinião.
    Boas Festas.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Deixei-te um selo no meu blog...
    http://ruthy-viajante.blogspot.co.uk/#!/2012/12/selo-campanha-de-incentivo-leitura.html

    Boas leituras!

    ResponderEliminar