segunda-feira, 30 de abril de 2012

Destaques Quetzal

Foi lançado no passado dia 27 de Abril o livro que faz a colectânea de crónicas que Pedro Vieira foi criando para uma rúbrica com o nome do seu blogue, irmaolucia, transmitida pelo Canal Q.




Éramos felizes e não sabíamos, como é evidente. A 1 de abril de 2010, quando o irmaolucia se estreou na televisão (marginal) por cabo ao som de uma malha esgalhada pelo Vasco Palmeirim (pode-se usar “esgalhada” sem provocar cegueira?), os indícios de que o verbo “empobrecer” ia ganhar novo relevo já estavam todos à vista. Afinal, por esses dias a crónica de uma morte anunciada que é a nossa vida de todos os dias já havia deixado de ser propriedade intelectual daquele colombiano demasiado interessado nas curvas da Shakira, por oposição à estima que antes demonstrava por Macondo, quantos Aurelianos caberão naquelas ancas, por aí fora. Por oposição ao que se vive hoje e ao que se antecipa daqui em diante, éramos mais do que felizes, que saudades do Freeport, do manso é a tua tia, dos robalos e do Vara, do Santana primeiro-ministro e da vitória da Grécia no europeu de futebol, do Scolari e do José Barroso de malas aviadas para Bruxelas, do pântano guterrista, do desemprego abaixo dos dois dígitos e da primeira vitória presidencial de Aníbal Adoro Bolo-Rei Silva, altura em que Manuel Alegre era um barbudo simpático com o ego engordado em um milhão de votos e em que o Fernando Nobre era só um tipo que tinha visto demasiadas crianças, demasiados pães, demasiadas galinhas.

Dezembro (Elizabeth Hartley Winthrop)


Existem bons livros de leitura fácil e bons livros de leitura difícil. Este é desses livros de leitura difícil pois aborda uma temática extraordinariamente delicada, direi mesmo complexa e complicada de abordar.
Senão vejamos, Isabelle é uma menina de 11 anos que não expressa uma palavra há mais de 9 meses. Tal facto leva os pais a um profundo desespero e, depois de muitas tentativas falhadas de vários psiquiatras, sem saberem o que fazer para trazer a menina de volta à realidade.
Ao longo do livro somos confrontados com as diferentes perspectivas das 3 personagens principais, Isabella, a sua mãe e o seu pai. O romance é contado de uma forma bastante introspectiva, a maior parte da acção é passada no interior da mente das personagens, não deixando de ser bastante interessante, mas por vezes o romance torna-se sinistro nessa intimidade com o intelecto das personagens, algo que o torna mesmo perturbante.
Dezembro é uma leitura que não deixará ninguém indiferente. Qualquer pessoa pode facilmente entender como se sentem os pais desta criança.
Há um enorme sentimento de culpa que os atormenta continuamente, pois não conseguem deixar de se sentir que foram causadores de toda a situação de Isabelle, que é afinal uma criança que viveu apenas no ambiente por eles criado.
É difícil ao leitor assistir à forma como esta família vai sendo destruída pelo silêncio de Isabelle. Os pais vão sendo cada vez mais preenchidos por um sentimento de frustração. E a própria menina vê-se cada mais afundada pelo seu próprio silêncio, chegando a temer não conseguir voltar a falar, sentindo-se incapaz de quebrar o seu próprio isolamento.
À medida que a leitura se vai desenrolando, o mistério adensa-se, não nos permitindo vislumbrar a forma como toda a situação se resolverá, ou os reais motivos porque Isabelle não fala, contribuindo assim para nos manter colados ao livro do início ao fim.
Este é um livro que mexe intimamente com os nossos sentimentos mais profundos, sendo por vezes difícil de digerir... o que o torna ainda mais especial, e transforma numa leitura realmente marcante!





Autor: Elizabeth Hartley Winthrop


Editora: Bertrand Editora


Páginas: 280


Género: Romance

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Destaque Porto Editora

É já amanhã que a Porto Editora relança o livro A Viela da Duquesa (anteriormente na Asa), um dos maiores sucessos da autora e que marca a continuação da aposta da editora 
Sveva Casati Modignani, provavelmente a autora italiana de maior sucesso comercial, continua a ser uma aposta clara da editora que a traz de volta ao contacto dos seus fãs depois de no ano final do ano passado o novíssimo Mister Gregory ter sido traduzido por cá.
Este livro levará os leitores portugueses a descobrir um pouco da Itália e da Áustria ao longo de todo o século XX.





Itália, início do século XX. Uma série de circunstâncias dramáticas aproxima duas jovens mulheres numa amizade improvável; uma é a condessa Josepha Paravicini, austríaca e recém-viúva do príncipe Enrico de Castiglia, a outra é Teresa Avigliano, uma jovem napolitana, de origens humildes, recentemente órfã de mãe.
Entre a Áustria e a Itália, o Norte e o Sul, ambas atravessam o século XX, sofrem duas guerras mundiais, vivem os dramas da ditadura fascista e os tempos difíceis da reconstrução, mas sobretudo ousam amar e inventar a esperança num período em que a hostilidade e o desespero transformam a existência num purgatório sem promessa de salvação.
Em A Viela da Duquesa, Sveva Casati Modignani entrelaça elegantemente as histórias destas duas mulheres corajosas e das suas famílias, construindo assim um mosaico assombroso do século XX, época de muitos ideais, mas também de horrores inimagináveis.

domingo, 22 de abril de 2012

Os Imperfeccionistas (Tom Rachman)

Um livro escrito como se de um conjunto de contos se tratasse, mas que na realidade não o é pois cada um dos personagens que os protagonizam estão ligados entre si já que todos trabalham num jornal internacional em Roma.
O autor, jornalista de profissão, conseguiu de forma brilhante unir as várias ocorrências em torno do seu leque de personagens e, através delas, desmistificar a imagem que temos dos jornalistas. Não se tratam de herois sem medo que fazem tudo para trazer uma boa reportagem ao público, nem são pessoas ociosas que querem espalhar coscuvilhices.
O titulo retrata bem o que são, personagens imperfeitos, não muito diferentes de nós, complexos na sua simplicidade, tentando fazer o melhor que podem para resolver as suas vidas complicadas mas que mais tarde ou mais cedo acabam por falhar devido à sua imperfeição.
É um livro fácil de ler devido ao seu formato de registo curto, mas isso não impede o leitor de se envolver na profundidade que contém cada história e no seu humor que combina o nostálgico e o moralista sempre com uma clara paixão do autor pela sua profissão.
É fácil simpatizarmos com os personagens apesar das suas falhas, pois também nós somos imperfeitos ao contrário dos herois perfeitos tradicionais da literatura. É nos permitido ter duas prespectivas das personagens, quer no seu “conto” em que são as personagens principais, quer através das perspectivas dos outros personagens.
Por cada um dos personagens ser único e bastante interessante - a minha personagem preferida é da directora financeira que se apaixona por um jornalista que foi despedido e aposto que cada leitor conseguirá eleger uma que mais tempo ficará com ele - o livro permite-nos ter a ideia de como funciona um jornal na actualidade e de como este afecta as vidas individuais dos que nele trabalham, mostrando como cada há seres humanos por detrás dos nomes impressos nas folhas de jornal.
Cada um deles tem de lutar para sobreviver, como o próprio jornal tem de lutar para sobreviver num mundo em que cada vez menos as pessoas lêem a imprensa escrita mas procuram cada vez mais as informações internet.
Um romance cativante, concebido de forma magnifica, que se destaca do restante panorama literário pela sua invulgar qualidade que recomendo vivamente aos meus leitores.





Autor: Tom Rachman


Editora: Editorial Presença


Páginas: 160


Género: Romance

sábado, 21 de abril de 2012

Destaques Esfera dos Livros

Aqui estão as novidades do mês de Abril. A variedade de temas é muita e há




D. Maria II - Tudo por um reino (Isabel Stilwell)
Com apenas 7 anos Maria da Glória torna-se rainha de Portugal. Um país do outro lado do oceano que nunca havia pisado. A sua infância foi vivida no Brasil, entre o calor e os papagaios coloridos que admirava na companhia dos seus irmãos e da sua adorada mãe, D. Leopoldina. A ensombrar esta felicidade apenas Domitília, a amante do seu pai, Imperador do Brasil e D. Pedro IV de Portugal. Em 1828 parte rumo a Viena para ser educada na corte dos avós. Para trás deixa a mãe sepultada, os seus adorados irmãos e a marquesa de Aguiar, sua amiga e protetora. Traída pelo seu tio D. Miguel, que se declara rei de Portugal, e a quem estava prometida em casamento, D. Maria acaba por desembarcar em Londres onde conhece Vitória, a herdeira da coroa de Inglaterra a quem ficará para sempre ligada por uma estreita relação de amizade. Aos 15 anos, finda a guerra civil, D. Maria pisa pela primeira vez o solo do seu país. Seria uma boa rainha para aquela gente que a acolhia em festa e uma mulher feliz, mais feliz do que a sua querida mãe. Fracassada a sua união com o tio, agora exilado, casa-se com Augusto de Beauharnais que um ano depois morre de difteria. Maria era teimosa, não desistia assim tão facilmente da sua felicidade e encontra-a junto de D. Fernando de Saxo-Coburgo-Gotha, pai dos seus onze filhos, quatro deles mortos à nascença. Esta é a história de uma rainha que fez tudo pelo seu reino. Isabel Stilwell, autora bestseller de romances históricos em Portugal, leva-nos a um dos períodos mais conturbados da História de Portugal, tendo como pano de fundo as guerras entre liberais e absolutistas, para nos contar a história desta rainha, mulher, mãe dedicada e política de pulso forte e coragem inabalável que durante dezanove anos comandou os destinos de Portugal.





A Solidão da Rainha (Pilar Eyre)
Este é um livro íntimo e corajoso que vai para além da solenidade das fotografias oficiais, do sorriso majestoso, do protocolo da corte e também das biografias canónicas, para chegar, pela primeira vez, ao território desconhecido e misterioso que é a alma de Sofia. Uma mulher fria por fora, mas apaixonada por dentro, com uma infância difícil, uma juventude atormentada e um longo amadurecimento cheio de momentos de felicidade plena, mas também de enormes deceções e sofrimentos. Esta biografia apresenta dados inéditos e personagens interessantes, mostra-nos uma rainha que alcançou a pulso, com grandes sacrifícios e um elevado custo pessoal, o lugar que ocupa na História de Espanha, mas cuja vida privada não lhe trouxe a felicidade que todo o ser humano merece. Princesa de um país pobre e marginal, conheceu a fome, o frio, os ratos... No exílio mais duro de um mundo em chamas, cresceu ao lado de uns pais de personalidade surpreendente, apaixonou-se por quem não a quis, casou com quem devia e lutou como uma fera ao lado do seu marido num período vibrante e perigoso do passado de Espanha para conseguir ocupar o trono. Valeu a pena? O preço foi demasiado alto? A Solidão da Rainha aborda a vida de Sofia em profundidade, com respeito, mas também de bisturi na mão, com a intenção de trazer mais luz sobre uma vida apaixonante, com a qual iremos rir, chorar, indignarmo-nos e admirarmo-nos e também inteirarmo-nos de factos incríveis, que parecem não caber numa só vida humana.





Cozinhar, Celebrar e Partilhar (Joana Roque)
A vida é feita de celebrações. De pequenos grandes momentos que merecem ser festejados. Da notícia da gravidez tão desejada de uma amiga, à celebração do Natal ou da Páscoa que reúne toda a família, do dia da mãe que merece sempre um carinho especial, ao almoço de domingo, da festa de aniversário de graúdos que nos enche a casa, à celebração de mais um ano da pequenada que não para de crescer. Do aniversário de casamento, ao dia de São Valentim… Para Joana Roque só há uma forma de celebrar todos os momentos únicos que a vida tem para nos oferecer: à mesa. Entre um bom prato de bacalhau, uma carne assada, uma fatia de bolo de cenoura, uma chávena de chocolate quente ou um copo de sangria, partilhamos sonhos, promessas, conquistas, alegrias e algumas tristezas. Brindamos à família, aos amigos, ao Ano Novo, ao amor e à amizade. Depois do sucesso de Feito em Casa, em 8.ª edição, Joana Roque traz-nos mais de 300 receitas para celebrar a vida! Receitas práticas, fáceis de concretizar, que saem sempre bem e não pesam no nosso orçamento familiar. Sem esquecer as indispensáveis dicas práticas e os conselhos de economia doméstica que facilitam o nosso dia a dia.





Uma Casa para Costurar (Joana Nobre Garcia)
Está grávida e gostava de ter uma fralda com a inicial do nome do seu filho, ou fazer um mobile diferente, mas acha que é difícil de mais? O quarto do seu filho estava mesmo a precisar de umas caixas de arrumação coloridas para aqueles brinquedos todos. A sua sala necessita de umas almofadas novas, e já agora de uns cortinados, mas não tem orçamento para comprá-los na loja? Gostava de mudar o tecido da cabeceira da sua cama, mas não sabe como… Tudo isto é possível com a ajuda preciosa de Joana Nobre Garcia. Depois do sucesso do anterior livro Costura-Mania, a autora traz-nos agora 105 projetos que prometem dar mais alegria à nossa casa. Como fazer cortinas, almofadas em forma de dinossauro ou de leão, toalhas para a casa de banho, sacos-cama, lençóis com um toque pessoal, uma almofada de leitura ou de amamentação, caixas decorativas, capas de edredons, toalhas de mesa, bolsas para os comandos da televisão e muito mais… Não há desculpas. Joana Nobre Garcia explica-nos as técnicas, os materiais necessários, os truques que garantem o sucesso de cada projeto, dá-nos os moldes e, passo a passo, ensina-nos a fazer os nossos próprios objetos.





Ensina o teu filho a estudar (Renato Paiva)
Um livro onde se fala (…) da relação entre pais e filhos, no que reporta ao estudo, entre pais e professores, entre a família e a escola, dessa coisa fantástica mas terrível que são as atividades extracurriculares, e também dos insucessos escolares, das falhas educativas, dos deficits de aprendizagem, das situações em que se sentem – pais e filhos – tristes, sem esperança, sem farol e sem rumo. De tudo isto o Renato nos fala. Com a calma de quem sabe. Com a atenção de quem se preocupa. Com a moderação e o bom-senso de quem tem experiência. E de um modo coloquial, acessível, que se lê com gosto.Mário Cordeiro, in PrefácioO meu filho não gosta da escola, como lhe consigo explicar a sua importância? Os trabalhos de casa são realmente necessários? Que metodologia de estudo devo incentivar no meu filho? Quais os alimentos que favorecem o estudo? Como devo reagir quando as notas são negativas? Estas e outras perguntas são respondidas neste livro por Renato Paiva, orientador educacional com vasta experiência no acompanhamento de pais e alunos. Numa linguagem prática e direta, com exercícios, orientações claras, estratégias e ideias-chave que devemos reter, o autor ajuda-nos a escolher a melhor escola para os nossos filhos, a promover a autonomia de estudo, a enraizar métodos de aprendizagem desde cedo e a enfrentar problemas como a hiperatividade, a dislexia ou outras dificuldades de aprendizagem.





D. Maria, a Empregada de Cavaco (António Ribeiro)
«Bem alertou o Senhor Presidente que o corte dos subsídios aos funcionários públicos e aos pensionistas não era justo. E o Senhor Presidente sabia do que falava, pois ele também é um desses pensionistas. Lá por não jogar à bisca lambida no jardim de Belém com os outros reformados, não andar a ler todos os jornais gratuitos que oferecem nos semáforos e ganhar uma pensão 33 vezes mais alta do que a de 300 euros que eles têm não quer dizer que o Senhor Presidente não sofra com os cortes nas pensões. (…). Correu até o boato que o Senhor Presidente não ia assinar o Orçamento para 2012. Mas essas pessoas não conhecem o Senhor Professor Cavaco Silva como eu conheço. O seu dever é alertar. Não é vetar. (…) Felizmente durante os seus 48 anos de casado, o Senhor Presidente e a Primeira-dama foram sempre muito poupados. (…) Tivessem os outros reformados feito o mesmo e agora não andavam aí a protestar por tudo quanto é lado. Ganhavam o salário mínimo e não punham nada de lado? E agora queixam-se?! Como se diz na minha aldeia: no poupar é que está o ganho.»Nascida em Horta da Vilariça, no final dos anos 40, Maria chegou a Lisboa ainda na flor da juventude. Nascida para trabalhar, rapariga de muita discrição, cedo ganhou a admiração nos corredores do Palácio de Belém. Testemunha privilegiada do dia a dia do palácio, Maria traz-nos ao longo destas páginas o relato inédito e não censurado dos bastidores da presidência do Professor Aníbal Cavaco Silva. Dos pequenos episódios da vida doméstica às audiências com as grandes figuras da política internacional, tudo é aqui registado de forma simples e apaixonada pela empregada do Presidente da República. Depois do bestseller O Cão de Sócrates, António Ribeiro regressa à escrita com pano de pó e espanador em punho, para nos abrir as portas do Palácio de Belém e narrar as peripécias de Maria, a empregada de Cavaco Silva. Das alegadas escutas em Belém, às relações institucionais com José Sócrates e Passos Coelho, do estatuto dos Açores, ao Orçamento de Estado de 2012, das ações do BPN, às pensões do Senhor Presidente da República. D. Maria, nascida em Horta da Vilariça, distrito de Bragança, nos anos 40 do século passado, veio para Lisboa com pouco mais de 20 anos para servir sete Presidentes da República. Cozinheira e empregada de limpeza ao serviço de Sua Excelência o Senhor Presidente da República.





Arrisca-te a viver (Gustavo Santos)
Quando foi a última vez que arriscaste? Que disseste «não» alto e em bom som? Que saíste da tua zona de conforto, do sofá, da rotina doentia, dos padrões e moldes em que cresceste? Que agiste, pegando sem medo nas rédeas da tua vida? Muitas vezes parece que vivemos ao sabor da vida. Somos conduzidos pela sociedade e os seus preconceitos, pelos limites que nos impusemos a nós mesmos e pelo medo, pura invenção da nossa mente. Sem qualquer tipo de amor-próprio, estima ou confiança, regemo-nos por valores que não são nossos, por pessoas que nos sorriem e a quem permitimos tudo e mais alguma coisa, mas que são verdadeiramente tóxicas para a nossa vida. Chega de viver assim, não achas? É tempo de mudar e o risco é a graça da vida. É aventura, é o desconhecido, é a busca e a mais valiosa oportunidade para cresceres e alcançares aquilo que julgavas inalcançável, mas que afinal estava aqui tão perto. Para viveres a tua vida em pleno, precisas de arriscar. Para isso tens de agir, de te entregar ao «agora», não te deixares influenciar pelos outros, as suas opiniões, críticas, os juízos de valor e entregares-te à vida com paixão.





O seu treinador pessoal (Pedro de Medeiros)
Olá, eu sou Pedro Medeiros e sou o seu treinador pessoal. A partir de agora eu e você estamos juntos, página a página, exercício a exercício, para levá-la/o a concretizar os seus objetivos. - Quer emagrecer? - Tem barriga e não consegue perdê-la por mais abdominais que faça? - Quer vestir as suas calças 36 que deixaram lhe de servir? - Quer fazer exercício físico mas pretende ter um programa personalizado, adequado ao seu corpo, ao tempo que dispõe e aos seus objetivos de treino? Tenho mais de quinze anos de experiência em ginásios e sou formador em Educação Física. Já vi de tudo. Pessoas que não conseguem manter-se motivadas e ao fim de uma semana de ginásio desistem, gente motivada que por fazer um plano errado de exercícios não consegue alcançar a sua meta e sente-se frustrada. Por isso decidi escrever este livro. Uma ferramenta prática para usar no ginásio, mas, caso não possa ou não queira inscrever-se, não tem desculpa porque este livro tem tudo o que precisa para fazer ginástica no conforto da sua casa. Trata-se de um manual com fotografias passo a passo de cada exercício, com técnicas e estratégias de treino, exercícios variados para as diferentes partes do seu corpo, conselhos para começar a correr, bem como dicas de alimentação, e de descanso adaptadas a si, à sua idade, ao seu caso, para que sejam eficazes e eu e você apresentemos elevados índices de sucesso.





A dieta dos 31 dias (Ágata Roquette)
Está farta de dietas que não funcionam? Que a obrigam a passar fome? Em que emagrece um quilo e logo recupera dois? Dietas com alimentos que não encontra nos nossos supermercados e restaurantes? Que a proíbem de comer o pão ao pequeno-almoço de que tanto gosta? Não quer tomar medicamentos nem suplementos dispendiosos para emagrecer? Então este livro é para si. A nutricionista Ágata Roquete traz-lhe uma dieta inovadora, adaptada aos hábitos alimentares portugueses, onde o resultado é garantido. No final do mês, a sua balança vai acusar menos 3 a 6 quilos, se for mulher, e 5 a 8 quilos, se for homem. Como? Tudo começa na primeira consulta onde a nutricionista lhe explica os alimentos proibidos – como batatas, massa, arroz, bolachas, isto é, os hidratos de carbono- e os alimentos que pode consumir à vontade diariamente. A partir daqui cada página deste livro acompanha-a dia a dia, com dicas práticas, conselhos úteis que a motivam, e receitas variadas do que pode cozinhar. Uma nota importante: uma vez por semana, há o dia da asneira onde pode comer tudo o que lhe apetecer. Chegamos ao 15º dia, onde volta à consulta para perceber os resultados que conseguiu até então. No final do mês, o tão esperado dia 31, com menos peso, a sua autoestima aumentada e com hábitos alimentares mais saudáveis entra numa nova fase. Se já alcançou o peso desejado, então resta-lhe fazer a manutenção da dieta. Aí já conhece o seu corpo, que se torna num verdadeiro aliado na manutenção de um peso que lhe dá mais saúde, autoconfiança e boa aparência. Se quer perder ainda mais peso, a nutricionista Ágata Roquete dá-lhe todos os conselhos de que precisa para prosseguir a dieta até que a balança lhe indique o peso que tanto ambiciona.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O Circo dos Sonhos - Passatempo



Um romance de magia e amor que está a encantar os leitores de todo o mundo através do fantástico poder da imaginação. Um misterioso circo itinerante chega sem aviso e sem ser precedido por anúncios ou publicidade. Um dia, simplesmente aparece. No interior das tendas de lona às listas pretas e brancas vive-se uma experiência absolutamente única e avassaladora. Chama-se Le Cirque des Rêves (O Circo dos Sonhos) e só está aberto à noite. Mas nos bastidores vive-se uma competição feroz – um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, que foram treinados desde crianças exclusivamente para este fim pelos seus caprichosos mestres. Sem o saberem, este é um jogo onde apenas um pode sobreviver, e o circo não é mais do que o palco de uma incrível batalha de imaginação e determinação. Apesar de tudo, e sem o conseguirem evitar, Celia e Marco mergulham de cabeça no amor – um amor profundo e mágico que faz as luzes tremerem e a divisão aquecer sempre que se aproximam um do outro (…). O Circo dos Sonhos é uma obra fascinante que fará com que o mundo real pareça mágico, e o mundo mágico, real.




Tenho hoje o prazer de oferecer aos meus leitores um exemplar de um dos nomeados aos Guardian First Book Award de 2011 e ao Orange Prize de 2012 e um dos livros que, suspeito, será um dos maiores sucessos de vendas em Portugal neste ano: O Circo dos Sonhos.
Até porque este livro promete uma experiência deslumbrante a todos os níveis, sobretudo se o acompanharem com o quebra-cabeças interactivo que foi lançado online, aqui.
Respondam a duas perguntas muito simples mas que vos obrigam a conhecer bem o material aqui apresentado sobre o livro e tenham a melhor das sortes!




Regras do passatempo

1) Preencher todos os dados solicitados correctamente.
2) Apenas participantes com moradas de Portugal.
3) Apenas uma participação por cada nome, email e morada.
4) O não cumprimento da regra 3) poderá levar a exclusão em passatempos futuros.
5) Os participantes que sejam seguidores do blog terão uma chance extra no sorteio dos livros. As pessoas que não forem seguidoras terão a chance correspondente à inscrição.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Destaque Oficina do Livro

No próximo dia 16, a Oficina do Livro vai lançar uma compilação do trabalho fotográfico d'O Alfaiate Lisboeta.
Muitos conhecerão já o que faz por acompanharem o seu blogue ou por folhearem o jornal Metro, mas agora José Cabral vai ver o seu trabalho num suporte mais duradouro, depois de ainda recentemente ter chamado a idealizar a campanha Lisboa somos nós que promove a cidade entre os seus próprios habitantes.
Motivos de sobra para folhear e apreciar o livro que vem a caminho e que terá o lançamento no dia 17 (18h30) na Livraria Buchholz.


Este livro é essencialmente uma compilação de momentos, daqueles que nos fazem olhar para trás e comentar para o lado. De momentos que José Cabral, autor do blogue O Alfaiate Lisboeta, achou que valeria a pena guardar e partilhar com o resto mundo. Não é um livro sobre estilo. Este livro é, ele mesmo, estilo. O estilo que José Cabral encontrou em cada uma das pessoas aqui retratadas.
Mas é também - e é isso que distingue este lisboeta de outro autor, seja ele milanês, parisiense ou nova-iorquino - um livro sobre pessoas; sobre as gentes e os lugares que habitam; sobre as gentes que fazem esses lugares; sobre cada uma das cidades onde estas pequenas narrativas acontecem. Sobre o significado que têm para o autor e sobre os imaginários para onde cada uma delas nos transporta. Porque o que todas estas pessoas têm em comum é que, muito antes de José Cabral as ter fotografado, elas já eram momentos - desses que nos fazem olhar para trás e comentar para o lado.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Destaques Quebra Nozes

No dia 13 deste mês vai estar à venda o primeiro livro para crianças da autoria de David Soares. As ilustrações são de Ana Bossa (e espantosas).
Em baixo podem ver algumas imagens do trabalho da autora, bem como o booktrailer. E recomendo que passem pela página de Facebook dedicada ao livro que tem muito mais informação e até um making of.
Uma verdadeira delícia!



O Homem Corvo (David Soares e Ana Bossa)




O ladrão de lágrimas que roubou um coração

Conheçam o Homem Corvo: um ladrão de lágrimas, que entra à noite nos quartos de meninos tristes. Mas numa noite especial, em que cada barulhinho parece um barulhão, ele espanta-se por encontrar uma coisa que sempre desejara ter: um coração.











Destaques Chá das Cinco

A saga Predadores da Noite de Sherrylin Kenyon continua este mês com o número 11 pela mão das Chá das Cinco.




O Caçador de Sonhos (Sherrylin Kenyon)

Condenado pelos deuses a viver para toda a eternidade sem emoções, Arikos apenas consegue sentir através dos sonhos dos outros. Durante milhares de anos vagueou pelo inconsciente humano em busca de sensações. Agora encontrou finalmente uma sonhadora cuja mente vívida é capaz de preencher o seu próprio vazio. Megeara Kafieri testemunhou a ruína do pai na sua demanda para provar a existência de Atlântida. A promessa da filha, no leito de morte do pai, de resgatar a reputação dele, trouxe-a até à Grécia, onde a jovem tenciona provar que a mítica ilha está no local identificado pelo pai. Em vez disso, Megeara encontra um estranho a flutuar no mar – um estranho cujo rosto reconhece de muitos dos seus sonhos. O que Megeara desconhece é que Arik esconde mais segredos do que aqueles de que ela precisa para encontrar a Atlântida. Arik fez um pacto com Hades: em troca de duas semanas como mortal, ele terá de regressar ao Olimpo com uma alma mortal... a de Megeara.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Destaques Saída de Emergência

Abril é um mês cheio para os fãs de Saída de Emergência. Fiquem com as novidades!

Oceanos de Fogo (Christine Feehan)

Sete irmãs…
Venha conhecer a história de Abigail Drake, uma das sete irmãsDrake dotadas de poderes elementares, e a sua profecia de amor...

Sendo a terceira filha de uma linhagem mágica, Abigail Drake nasceu com uma afinidade mística por água e dotada de laços particularmente fortes com golfinhos. Ela passou toda a sua vida a estudá-los, a aprender e a nadar com eles nas águas do mar da sua cidade natal, Sea Haven…
Até ao dia em que testemunhou um assassinato a sangue frio na praia à beira-mar e deu por ela a fugir para salvar a sua vida, indo cair nos braços de Aleksandr Volstov. Ele é um agente da Interpol a seguir o rasto de antiguidades russas roubadas. Um homem implacável que obtém sempre aquilo que pretende, e o homem que já destroçou o coração de Abigail. Mas ele não permitirá que a única mulher que alguma vez amou fique em perigo, ou que lhe escape por entre os dedos



A Brisa do Oriente (Paloma Sanchez Garnica)

Um fresco soberbo da Europa medieval

Em 1204, acompanhando o seu abade, Umberto de Quéribus, um jovem monge de Cister, inicia uma viagem que o levará a Constantinopla.A partir desse momento, arrastado para perigos e situações extremas, em que perde a candura infantil, a sua vida muda completamente.

Durante a viagem de regresso ao mosteiro,conhece a insensatez da guerra, a violência desmedida e a imoralidade da avareza. Toma igualmente consciência das verdadeiras consequências da obediência cega e da enorme incerteza na destrinça do que está bem e do que está mal, imerso numa luta constante entre o que lhe ensinaram e o que de facto sente. É atingido pela flecha do amor indomável e adolescente e descobre o desassossego provocado pelo sentimento de culpa, o ferrão do ressentimento e, sobretudo, o sentido mais profundo da amizade, encarnada no cavaleiro Esteban de Clary e no monge Roger, com quem aprenderá o significado da cultura, a importância do que se escreve e a influência e o poder do copista ao manejar, alterar ou mudar completamente o texto escrito. A sua aproximação inconsciente à heresia acaba por colocá-lo em perigo, ao ponto de se ver obrigado a abandonar o mosteiro depois de ver a catástrofe semeada à sua volta.



O Inimigo de Deus (Bernard Cornwell)

O REI GUERREIRO TROUXE PAZ ÀS ILHAS– MAS POR QUANTO TEMPO?

Após uma vitória gloriosa no campo de batalha, Artur parece ter conquistado a união das Ilhas Britânicas. Agora terá de enfrentar as hordas invasoras dos Saxões, enquanto Merlim inicia uma demanda para descobrir os Tesouros Mágicos da Bretanha, na crença de que os poderes dos velhos deuses irão interceder a favor de Artur na batalha decisiva.Mas Artur esquece-se que os deuses amam o caos e cedo a frágil paz desmorona no momento em que velhas rivalidades irrompem e ameaçam destruir todas as suas conquistas. E no pior momento, os mais próximos de Artur preparam-se para a traição…Neste segundo volume da Trilogia dos Senhores da Guerra, Bernard Cornwell dá nova vida à lenda arturiana, combinando factos históricos,batalhas intensas e o velho mundo mágico de Merlim.



O Ladrão da Fé (Richard Doetsch)

Sob o Kremlin esconde-seuma antiga e perigosa verdade.Ms alguém está prestes a roubá-la…

Desde os tempos de Ivan, o Terrível, gerações de líderes russos transformaram o Kremlin numa Fortaleza dentro de outra Fortaleza,criando nos seus subterrâneos labirínticos câmaras secretas onde se ocultam tesouros de grande valor. Agora, um mestre ladrão tem a derradeira motivação para assaltar o recanto mais secreto do Kremlin. Para Michael St. Pierre, o golpe mais ousado da História é apenas uma peça numa trama muito maior que envolve um mosteiro na Escócia e um refúgio na Córsega – onde um louco criou um império de terror.Assombrado pelos seus próprios segredos de família, Michael irá aceitar uma missão que o irá tornar o homem mais procurado no mundo. Mas quando a verdade oculta no seio do Kremlin for revelada,irá libertar uma relíquia demasiado perigosa para ser possuída



Sangue Ardente (Charlaine Harris)

Para Sookie Stackhouse, empregada de bar que consegue ler pensamentos,a Primavera será rica em segredos revelados, segredos que trarão grandes mudanças à sua vida. Com o seu talento para se meter em sarilhos, Sookie testemunha um ataque bombista ao Merlotte's, o bar onde trabalha. Sam Merlotte assumiu a sua natureza de metamorfo, por isso, as suspeitas apontam imediatamente para os anti-metamorfos locais. Mas Sookie tem outra opinião e alia-se a ele para descobrir o culpado.Entretanto vê-se forçada a dividir a sua atenção. Apesar de não conseguir ler a mente dos vampiros, Sookie conhece bem o seu namorado, Eric Northman, e Pam, a vampira que este criou, e percebe que conspiram para assassinar o vampiro que se tornou mestre deles. Gradualmente, vê-se arrastada para a conspiração, que se revela cada vez mais complicada.Novamente embrenhada nas intrigas políticas do mundo dos vampiros, Sookie descobre que é apenas um peão, como qualquer outro humano...e que há uma nova rainha no tabuleiro...



O Cavaleiro de Westeros & outras histórias (George R. R. Martin)

Cerca de um século antes dos eventos narrados em A Guerra dos Tronos, um jovem escudeiro parte em busca de fama e glória num dos mais famosos torneios de Westeros. Mas o destino prega-lhe uma partida e coloca-o no caminho de um rapaz misterioso que irá mudara sua vida para sempre. A não perder para os fãs da melhor série de fantasia da atualidade.

O Cavaleiro de Westeros abre esta coletânea com os melhores contos de George R. R. Martin. Nela encontrarão também uma cidade dominada por uma elite de lobisomens, onde ocorrem horrendos acontecimentos;um magnata excêntrico com gosto por espécies exóticas que vai ser confrontado com o que não esperava; um padre em crise de fé num mundo distante; uma mulher que vasculha universos em buscado amor perdido; ou um homem que se vê confrontado com a derradeira escolha, num mundo em que o fim da vida não equivale necessariamente à morte. Dez histórias nascidas da imaginação do criador de As Crónicas de Gelo e Fogo.



Uncharted (Christopher Golden)

No mundo antigo, havia um mito acerca de um rei, um tesouro e um labirinto infernal. Agora, as portas desse inferno voltam a abrir-se.

Nathan Drake, caçador de tesouros e aventureiro por natureza, foi chamado a Nova Iorque pelo homem que lhe ensinou tudo o que há para saber sobre o “negócio de aquisição de antiguidades”. Mas agora é Victor Sullivan que precisa da ajuda de Drake.Um velho amigo de Sully, arqueólogo de renome mundial, acaba de ser encontrado assassinado em Manhattan. Esquivando-se aos assassinos, Drake, Sully, e afilhado falecido arqueólogo, Jada Hzujak, apressam-se a sair de Nova Iorque para as escavações subterrâneas que decorrem no Egito e na Grécia.O seu objetivo: desvendar um mistério antigo relacionado com a alquimia, procurar três labirintos há muito desaparecidos, e encontrar a descoberta assombrosa que fez com que o pai de Jada fosse assassinado.Aparentemente, foi construído um quarto labirinto noutro lugar e noutra cultura –onde se esconde a chave para um poder e riqueza inimaginável. Um aterrorizante exército de guerreiros perdidos guarda este labirinto subterrâneo. Assim como uma criatura misteriosa.E o que o espera do outro lado – se Drake conseguir manter-se vivo – é tanto um tesouro como uma maldição, um paraíso e um inferno.