Este é um livro para crianças e, no entanto, no meu entender não é um livro só para crianças.
É óptimo para ser lido pelos adultos com as crianças pois a mensagem que contem é intemporal, válida para todas as idades e muitas vezes, infelizmente, os mais velhos esquecem-se desta lição e não sabem dar o exemplo às crianças, logo é uma mensagem para as crianças aprenderem e para os adultos reaprenderem.
A moral da história é muito simples, mas porém um valor fundamental.
A história começa com alguém que acaba de ter uma discussão. E é importante que as crianças tenham essa percepção que as discussões entre as pessoas são algo normal que acontece com frequência, em que por vezes nos zangamos e dizemos coisas que magoam a outra pessoa e que realmente não sentimos.
Mas a questão que se coloca à criança é "O que fazer depois da discussão quando já estou arrependida de ter dito o que disse?". Ora a resposta simples mas difícil e já se encontra no titulo do livro: O Primeiro Passo.
Ou seja, claro que preferimos sempre que seja a outra pessoa vir ter connosco e a pedir-nos desculpa... Mas o caminho mais fácil nem sempre é o melhor.
Este pequeno livro ensina-lhes o valor de serem capazes de fazer o gesto inicial e de pedirem desculpa. Nunca é cedo, nem nunca é tarde demais para aprendermos esta lição tão valiosa para nossa vida.
As ilustrações do livro são muito bonitas e expressivas e sem duvida ajudarão as crianças a concretizar melhor a história.
Um livro que recomento a crianças de todas as idades (mesmo aquelas que já pensam que já não são crianças).
Autor: Orianne Lallemand (texto) e Amélie Thiébaud (ilustração)
Páginas: 36
Género: Infantil
Sem comentários:
Enviar um comentário