terça-feira, 16 de julho de 2013

Destaque Esfera dos Livros

Amanhã será a apresentação do livro que resultou de um longo trabalho de investigação de Gustavo Sampiao e que pretende acordar ainda mais a consciência dos portugueses para a realidade que continua a dominar os meandros do poder apesar da crise que deveria ter mudado os hábitos do país.

Carreguem na imagem abaixo para verem toda a informação da sessão.




Os Privilegiados
Gustavo Sampaio

Dos 230 deputados à Assembleia da República, 117 estão em regime de part-time, acumulando as funções parlamentares com outras atividades profissionais no setor privado. Advogados, juristas, médicos, engenheiros, consultores, empresários, etc. Em diversos casos, prestando serviços remunerados a empresas que operam em setores de atividade fiscalizados por comissões parlamentares que os mesmos deputados integram. Ao que se acrescem as ligações a empresas (cargos de administração, participações acionistas, serviços de consultoria, etc.) que beneficiam de iniciativas legislativas, subsídios públicos ou contratos adjudicados por entidades públicas visando a execução de obras, o fornecimento de produtos ou a prestação de serviços.
Conflitos de interesses? Dezenas de exemplos concretos são apresentados nas páginas deste livro.
Dos corredores do poder político para as salas de reunião dos conselhos de administração, e demais órgãos sociais, das maiores empresas portuguesas, com ou sem período de nojo. Um fluxo recorrente entre cargos públicos e privados. Das 20 empresas cotadas no índice PSI 20, por exemplo, 16 contam com ex-políticos em cargos de administração. Por vezes são ex-governantes que decidiram sobre matérias que implicam as empresas para as quais vão depois trabalhar, ou até administrar.
Sabia que as subvenções vitalícias dos políticos foram criadas numa altura em que Portugal estava sob assistência financeira do FMI? Que foram alvo de um veto presidencial? Que duplicam de valor quando o beneficiário alcança os 60 anos de idade? Que apesar de terem sido revogadas há 8 anos, o número de beneficiários continua a aumentar? Que a identidade dos beneficiários passou a ser secreta? Ou que há políticos que a requereram com idade inferior a 50 anos?
Pedro Passos Coelho prometeu que iria fazer nomeações com base no mérito e não nas ligações partidárias. Apesar da maior transparência, as 142 nomeações com ligações partidárias para altos cargos dirigentes na Administração Pública, identificadas neste livro, demonstram que os boys continuam a ser favorecidos.
O jornalista Gustavo Sampaio traz-nos um livro revelador, onde depois de uma exaustiva e rigorosa pesquisa, apresenta-nos as zonas cinzentas entre o interesse público e privado, e faz as ligações que nos permitem perceber como políticas e ex-políticos gerem interesses, movem influências e beneficiam de direitos adquiridos.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

D. Teresa de Távora - Passatempo



«De mim recordarão que fui amante de Sua Majestade D. José I de Portugal e dos Algarves. Mulher perigosamente bela, de uma volúpia cegante para os homens. Lembrar-se-ão que traí o meu marido Luís Bernardo de Távora enquanto ele auxiliava o seu pai nas mais diversas façanhas na Índia. Contarão as vezes em que me viram trocar olhares em público com o rei, mesmo na presença da rainha.»

Quando Lisboa tremeu por debaixo dos seus pés, D. Teresa de Távora recordou cada uma das palavras premonitórias que o padre Malagrida lhe escrevera. Cada grito desesperado que ouvia nas ruas destruídas da cidade eram a prova de que era ela a causadora de toda aquela desgraça. Os seus atos pecaminosos. A sua beleza, a sua sensualidade, o adultério vergonhoso que envolvia a sua relação amorosa com o rei de Portugal… Depois do sucesso de D. Estefânia, Um trágico amor, Sara Rodi regressa à escrita para nos contar a extraordinária história de D. Teresa de Távora a amante do rei D. José I. Narrado na primeira pessoa e baseado numa minuciosa pesquisa, somos levados a conhecer a vida desta mulher que viveu no século XVIII. Um século marcado pelo trágico terramoto de Lisboa, a ascensão ao poder de Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, e o sangrento processo dos Távora. Nesse fatídico dia de 13 de janeiro de 1759, D. Teresa viu morrer no cadafalso o seu marido Luís Bernardo, o irmão, o sogro, a sogra D. Leonor, cunhados e sobrinhos. Perdeu o nome Távora, arrancado da toponímia e dos brasões, manchado pela vergonha para todo o sempre, e perdeu a liberdade por que tanto havia lutado. D. Teresa de Távora não foi casta. Não praticou grandes obras. Não foi uma esposa fiel. Foi apenas mulher. E esta é a sua história.




Neste passatempo com o apoio da Esfera dos Livros, temos um exemplar de D. Teresa de Távora para oferecer.

Para estarem habilitados ao prémio, terão de fazer "Gosto" nas páginas de Facebook da Esfera dos Livros e do Páginas com Memória.

O passatempo estará activo até ao final de dia 21 deste mês. Boa sorte a todos!




Regras do passatempo

1) Preencher todos os dados solicitados correctamente.
2) Apenas participantes com moradas de Portugal.
3) Apenas uma participação por cada nome, email e morada.
4) O não cumprimento da regra 3) poderá levar a exclusão em passatempos futuros.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Destaque Oficina do Livro

Trita anos depois, um verdadeiro best seller em português volta a estar disponível para uma nova geração de leitores: Filhos da Costa do Sol de Manuel Arouca.



Filhos da Costa do Sol
Manuel Arouca

A LeYa/Oficina do Livro vai fazer chegar às livrarias, esta semana, uma nova edição do livro Filhos da Costa do Sol, de Manuel Arouca. Retrato impiedoso de uma geração inquieta mas cheia de romantismo e ideais, a obra desvendava sem complexos os grandes temas da época: famílias dissolutas, sexo, droga e novos valores. Uma história de amor e morte passada nos dias agitados do pós 25 de Abril mas que também revelou a vida despreocupada da Costa do Estoril, e ainda o confronto com uma sociedade fechada e os seus preconceitos. Mais do que comemorar os quase trinta anos da publicação deste livro de Manuel Arouca, que vendeu mais de 100 mil exemplares desde que saiu, em 1984, esta nova edição recupera um clássico dos anos 80 que marca uma geração e um estilo de vida e que é um Instantâneo fotográfico de uma sociedade que ainda hoje vive e perdura na Linha do Estoril.



Informações biográficas
Manuel Arouca (Moçambique 1955) é escritor, roteirista e produtor. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (1986), abandona a advocacia e opta pela escrita de livros e guiões. Em 1984 edita o seu primeiro romance, Filhos da Costa do Sol, romance que se tornou bestseller e que marcou a literatura portuguesa dos anos 80. Em 2000 escreve a novela Jardins Proibidos, um enorme sucesso que vem revolucionar a TV portuguesa. Em 2005, a Oficina do Livro edita Deixei o Meu Coração em África, que vai já na sua décima edição. Autor de mais de dez livros, oito novelas, cinco séries de televisão e quatro documentários, Manuel Arouca acaba de lançar, no Brasil, também pela LeYa, o seu livro de estreia naquele mercado: chama-se O Anjo Surfista e foi apresentado no final de junho, no Rio de Janeiro, numa livraria cheia - um feito para um escritor português naquele país. Associado a questões religiosas, O Anjo Surfista está a motivar várias iniciativas mediáticas ligadas às Jornadas da Juventude que se avizinham no Brasil e dará em breve lugar a um documentário televisivo.

sábado, 6 de julho de 2013

Destaque Porto Editora

As personagens de Orgulho e Preconceito têm servido a várias reinterpretações, incluíndo com zombies, mas esta promete dar mais uma reviravolta original às histórias que ainda podem existir dentro do universo de Jane Austen.
Trata-se de um policial, pela mão da mestre do género P.D. James, e protagonizado por Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy.
O livro estará à venda a partir de dia 12 de Julho e será adaptado a uma série de televisão pela BBC para comemorar os 200 anos da publicação do livro original.



Morte em Pemberley
P. D. James

1803. Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy – o famoso par de Orgulho e Preconceito –, casados há já seis anos e com dois filhos, não podiam estar mais felizes na imponente propriedade rural de Pemberley. Até ao dia em que Lydia, uma das irmãs Bennet, chega à mansão gritando que o marido foi assassinado na floresta. Em Morte em Pemberley, P. D. James combina as suas duas maiores paixões: a literatura policial e a obra de Jane Austen. O romance é uma clara homenagem à grande autora novecentista, mas faz justiça também às melhores histórias de assassinato, seguindo a tradição dos grandes romances de mistério sobre a aristocracia inglesa. Ou não fosse P. D. James a grande senhora do crime nas terras de Sua Majestade…


terça-feira, 2 de julho de 2013

(Notícia) José Luís Peixoto recebe prémio

Prémio Salerno Livro d'Europa é um galardão recém-criado em Itália para premiar autores europeus com menos de quarenta anos.

Foi com o título de 2010, Livro, que José Luís Peixoto se distinguiu dos outros quatro finalistas (Jakuta Alikavazovic, Arno Camenisch, Paolo Di Paolo e Judith Schalansky) perante o júri constituído por 50 leitores e 50 personalidades, todos ligados ao mundo editorial italiano.

O escritor vê, assim, reconhecido mais uma vez um dos seus livros que mais investimento pessoal lhe exigiu e do qual vê o seu tema - a emigração - cada vez mais actual.

Mais detalhes desta notícia podem ser encontrados aqui e aqui.

Aqui deixamos, igualmente, os nossos parabéns ao escritor. E a continuação de sucesso dentro e, sobretudo, fora de portas em nome do reconhecimento da literatura que por cá se faz.



segunda-feira, 1 de julho de 2013

Notícia - Romances com a revista CARAS



Durante as três primeiras semanas de Julho, com a aquisição da revista CARAS - ou, alternativamente, das revistas TV MAIS ou Telenovelas - poderão adquirir um livro com o acréscimo de 4,90€.

Em cada semana estará disponível uma selecção de quatro livros diferentes pertencentes às chancelas das Edições Asa, Quinta Essência e Casa das Letras.

Poderão saber os restantes detalhes da campanha, como a data de saída de cada edição, no site que a revista criou para divulgação.

Deixo-vos desde já a lista de títulos de cada semana.



1ª SEMANA




2ª SEMANA




3ª SEMANA



Destaque Guerra & Paz

Colocado à venda no passado dia 27 de Junho, Sete Minutos será amanhã apresentado no Porto. Podem ver as informações no convite que a editora divulgou.

Para saberem mais sobre o livro, consultem este link.